A conjuntura do plágio acadêmico
uma abordagem com os alunos do Direito do Imepac-Araguari
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i15.293Palavras-chave:
autor; acadêmico; plágio.Resumo
Com o avanço tecnológico, as ferramentas disponíveis na internet para que se realize, com rapidez, um trabalho acadêmico, corroborou para a prática do plágio, desvirtuando alguns estudantes de produzirem textos de suas autorias. De tal modo, o tema dessa pesquisa foi o plágio acadêmico no contexto de discentes do curso de Direito do Centro Universitário Imepac de Araguari. O objetivo foi analisar a percentagem de alunos, indagados no primeiro semestre de 2022, que realizaram plágio durante a graduação, bem como suas justificativas. Assim, após aplicar-se os critérios de inclusão e exclusão de participação na pesquisa, realizou-se um questionário, via Google Forms, com esses alunos, composto por 7 perguntas, seguidas de um folder educativo acerca do plágio, sendo que 116 alunos de um total de 344 do referido curso, preencheram a pesquisa, baseando-se em uma amostragem probabilística estratificada dessa população. Enquanto resultados, confirmou-se a hipótese de que a maioria desses alunos cometeu plágio acadêmico por um dos seguintes motivos: falta de tempo, falta de informação, não conscientização, dificuldade em escrever um texto próprio e certeza da não punição. De tal modo, inferiu-se que a conscientização dos alunos quanto à questão do plágio se faz necessária e urgente, pois é na interface do papel social, no ambiente educacional, que a fraude se instaura, tornando-se um desafio cotidiano.
Downloads
Referências
DA COSTA, Renata Ferreira. O Plágio na Academia e o Contexto da Resolução nº 09/2016/CONEPE/UFS. 2018. Disponível em https://posgrap.ufs.br/uploads/content_attach/path/29465/O_Pl_gio_na_Academia_e_o_contexto_da_Resolu__o_da_UFS.pdf. Acesso em 04 de junho de 2021. Acesso: 24 de fev. 2022.
KOEFENDER, Caroline. O crime de plágio em trabalhos acadêmicos. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2069. Acesso em: 12 abril 2022.
KROKOSCZ, M. Outras palavras: análise dos conceitos de autoria e plágio na produção textual científica no contexto pós-moderno (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo). 2014.
MATEUS, Sérgio; FERREIRA, Josias; SOUZA, Levy de. Plágio: conceito, tipos e sua função metodológica. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 23–32, 2020. Disponível em https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/876. Acesso em: 7 fev. 2021.
PERISSÉ, Gabriel. O conceito de plágio criativo. Revista Técnica FIPEP–Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa, São Paulo, v. 3, p. 73, 2007.
PIERRE Luiz A. A. Direito De Autor - Algumas Limitações Legais. Revista Pensamento e Realidade; volume 16, 2005.
PITHAN, Lívia Haygert; VIDAL, Tatiane Regina Amando. O plágio acadêmico como um problema ético, jurídico e pedagógico. Direito & Justiça: Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 77-82, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://unifac.edu.br/images/materiais_de_apoio/2015/ed_fisica/leone/trabalho_ferias_julho_01_04.pdf>. Acesso em: 21 abril 2022.
RATTON, Renata. Plágio e Direito de Autor. Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, PUC do Rio de Janeiro, 18. ago. 2017. Disponível em: < http://vrac.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=726&sid=23>. Acesso em: 20. abr. 2022.
SARAIVA. Vade Mecum Saraiva. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2020.
TORRESI, Susana I.; PARDINI, Vera L.; FERREIRA, Vitor F. É plágio: e daí? Química Nova, v. 34, n. 3, p. 371-371, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422011000300001
VAZ, Telma Romilda Duarte. O avesso da ética: a questão do plágio e da cópia no ciberespaço. Cadernos de Pós-Graduação – Educação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 159- 172, 2006. Disponível em http://www4.uninove.br/ojs/index.php/cadernosdepos/article/viewFile/1853/1452. DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v5n1.1853
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.