A conjuntura do plágio acadêmico

uma abordagem com os alunos do Direito do Imepac-Araguari

Autores/as

  • Sueli de Fátima Marques Parreira IMEPAC
  • Paulo Roberto de Oliveira Santos IMEPAC

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i15.293

Palabras clave:

autor; acadêmico; plágio.

Resumen

Com o avanço tecnológico, as ferramentas disponíveis na internet para que se realize, com rapidez, um trabalho acadêmico, corroborou para a prática do plágio, desvirtuando alguns estudantes de produzirem textos de suas autorias. De tal modo, o tema dessa pesquisa foi o plágio acadêmico no contexto de discentes do curso de Direito do Centro Universitário Imepac de Araguari. O objetivo foi analisar a percentagem de alunos, indagados no primeiro semestre de 2022, que realizaram plágio durante a graduação, bem como suas justificativas. Assim, após aplicar-se os critérios de inclusão e exclusão de participação na pesquisa, realizou-se um questionário, via Google Forms, com esses alunos, composto por 7 perguntas, seguidas de um folder educativo acerca do plágio, sendo que 116 alunos de um total de 344 do referido curso, preencheram a pesquisa, baseando-se em uma amostragem probabilística estratificada dessa população. Enquanto resultados, confirmou-se a hipótese de que a maioria desses alunos cometeu plágio acadêmico por um dos seguintes motivos: falta de tempo, falta de informação, não conscientização, dificuldade em escrever um texto próprio e certeza da não punição. De tal modo, inferiu-se que a conscientização dos alunos quanto à questão do plágio se faz necessária e urgente, pois é na interface do papel social, no ambiente educacional, que a fraude se instaura, tornando-se um desafio cotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

DA COSTA, Renata Ferreira. O Plágio na Academia e o Contexto da Resolução nº 09/2016/CONEPE/UFS. 2018. Disponível em https://posgrap.ufs.br/uploads/content_attach/path/29465/O_Pl_gio_na_Academia_e_o_contexto_da_Resolu__o_da_UFS.pdf. Acesso em 04 de junho de 2021. Acesso: 24 de fev. 2022.

KOEFENDER, Caroline. O crime de plágio em trabalhos acadêmicos. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2069. Acesso em: 12 abril 2022.

KROKOSCZ, M. Outras palavras: análise dos conceitos de autoria e plágio na produção textual científica no contexto pós-moderno (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo). 2014.

MATEUS, Sérgio; FERREIRA, Josias; SOUZA, Levy de. Plágio: conceito, tipos e sua função metodológica. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 23–32, 2020. Disponível em https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/876. Acesso em: 7 fev. 2021.

PERISSÉ, Gabriel. O conceito de plágio criativo. Revista Técnica FIPEP–Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa, São Paulo, v. 3, p. 73, 2007.

PIERRE Luiz A. A. Direito De Autor - Algumas Limitações Legais. Revista Pensamento e Realidade; volume 16, 2005.

PITHAN, Lívia Haygert; VIDAL, Tatiane Regina Amando. O plágio acadêmico como um problema ético, jurídico e pedagógico. Direito & Justiça: Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 77-82, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://unifac.edu.br/images/materiais_de_apoio/2015/ed_fisica/leone/trabalho_ferias_julho_01_04.pdf>. Acesso em: 21 abril 2022.

RATTON, Renata. Plágio e Direito de Autor. Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, PUC do Rio de Janeiro, 18. ago. 2017. Disponível em: < http://vrac.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=726&sid=23>. Acesso em: 20. abr. 2022.

SARAIVA. Vade Mecum Saraiva. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2020.

TORRESI, Susana I.; PARDINI, Vera L.; FERREIRA, Vitor F. É plágio: e daí? Química Nova, v. 34, n. 3, p. 371-371, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422011000300001

VAZ, Telma Romilda Duarte. O avesso da ética: a questão do plágio e da cópia no ciberespaço. Cadernos de Pós-Graduação – Educação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 159- 172, 2006. Disponível em http://www4.uninove.br/ojs/index.php/cadernosdepos/article/viewFile/1853/1452. DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v5n1.1853

Publicado

2023-07-14

Cómo citar

MARQUES PARREIRA, S. de F.; ROBERTO DE OLIVEIRA SANTOS, P. . A conjuntura do plágio acadêmico: uma abordagem com os alunos do Direito do Imepac-Araguari. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 8, n. 15, 2023. DOI: 10.47224/revistamaster.v8i15.293. Disponível em: https://revistamaster.emnuvens.com.br/RM/article/view/293. Acesso em: 23 nov. 2024.