A conjuntura do plágio acadêmico

uma abordagem com os alunos do Direito do Imepac-Araguari

Autores/as

  • Sueli de Fátima Marques Parreira IMEPAC
  • Paulo Roberto de Oliveira Santos IMEPAC

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i15.293

Palabras clave:

autor; acadêmico; plágio.

Resumen

Com o avanço tecnológico, as ferramentas disponíveis na internet para que se realize, com rapidez, um trabalho acadêmico, corroborou para a prática do plágio, desvirtuando alguns estudantes de produzirem textos de suas autorias. De tal modo, o tema dessa pesquisa foi o plágio acadêmico no contexto de discentes do curso de Direito do Centro Universitário Imepac de Araguari. O objetivo foi analisar a percentagem de alunos, indagados no primeiro semestre de 2022, que realizaram plágio durante a graduação, bem como suas justificativas. Assim, após aplicar-se os critérios de inclusão e exclusão de participação na pesquisa, realizou-se um questionário, via Google Forms, com esses alunos, composto por 7 perguntas, seguidas de um folder educativo acerca do plágio, sendo que 116 alunos de um total de 344 do referido curso, preencheram a pesquisa, baseando-se em uma amostragem probabilística estratificada dessa população. Enquanto resultados, confirmou-se a hipótese de que a maioria desses alunos cometeu plágio acadêmico por um dos seguintes motivos: falta de tempo, falta de informação, não conscientização, dificuldade em escrever um texto próprio e certeza da não punição. De tal modo, inferiu-se que a conscientização dos alunos quanto à questão do plágio se faz necessária e urgente, pois é na interface do papel social, no ambiente educacional, que a fraude se instaura, tornando-se um desafio cotidiano.

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Publicado

2023-07-14

Cómo citar

MARQUES PARREIRA, S. de F.; ROBERTO DE OLIVEIRA SANTOS, P. . A conjuntura do plágio acadêmico: uma abordagem com os alunos do Direito do Imepac-Araguari. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 8, n. 15, 2023. DOI: 10.47224/revistamaster.v8i15.293. Disponível em: https://revistamaster.emnuvens.com.br/RM/article/view/293. Acesso em: 19 sep. 2024.