Percepção dos estudantes de medicina sobre as repercussões do período pandêmico na sua formação acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i15.303Palabras clave:
Infecções por Coronavírus, Avaliação Educacional, Estudantes de MedicinaResumen
Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia de coronavírus (Covid-19) e, com isso, as aulas dos cursos de medicina de todo o país se tornaram essencialmente online por um certo tempo. Este estudo tem como objetivo geral compreender os impactos da pandemia na formação acadêmica dos estudantes de medicina. Tratou-se de um estudo exploratório, descritivo, do tipo qualitativo. Participaram da pesquisa estudantes do curso de medicina. A seleção foi feita por critério de conveniência e o fechamento amostral por saturação teórica. Através deste estudo demonstrou quais foram os prejuízos da pandemia do Covid-19 na formação médica, segundo a visão dos acadêmicos.
Descargas
Citas
SANTOS, Bruna Mascarenhas et al. Educação médica durante a pandemia da Covid-19: uma revisão de escopo. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200383
AL-RABIAAH, Abdulkarim et al. Middle East Respiratory Syndrome-Corona Virus (MERS-CoV) associated stress among medical students at a university teaching hospital in Saudi Arabia. Journal of infection and public health, v. 13, n. 5, p. 687-691, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jiph.2020.01.005
CAMPOS FILHO, Amadeu Sá de et al. O ensino remoto no curso de Medicina de uma universidade brasileira em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210243
TEIXEIRA, Larissa de Araújo Correia et al. Saúde mental dos estudantes de Medicina do Brasil durante a pandemia da coronavirus disease 2019. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 70, p. 21-29, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000315
SALES, Jonas Ramos; CASTRO, Daniel Bezerra de. Covid-19 e o aluno de medicina: qual a participação dos nossos internos?. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200503
MATOS, Thais Silva et al. Impact of the COVID‐19 pandemic on the diagnosis of new leprosy cases in Northeastern Brazil, 2020. International Journal of Dermatology, v. 60, n. 8, p. 1003-1006, 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/ijd.15705
FUNAI, Anderson et al. O Processo de formação profissional frente à pandemia da Covid-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 6, p. 19342-19348, 2020. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-314
DA SILVA PEREIRA, Renata Martins et al. Vivência de estudantes universitários em tempos de pandemia do Covid-19. Revista Práxis, v. 12, n. 1sup, 2020. DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3458
RODRIGUES, Bráulio Brandão et al. Aprendendo com o imprevisível: saúde mental dos universitários e educação médica na pandemia de covid-19. Revista brasileira de educação médica, v. 44, 2020.
SILVA, Pedro Henrique dos Santos et al. Educação remota na continuidade da formação médica em tempos de pandemia: viabilidade e percepções. Revista brasileira de educação médica, v. 45, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200459
SANTOS, Loiane Letícia dos et al. Transição do ensino presencial para o remoto em tempos de COVID-19: perspectiva docente. Sci. med.(Porto Alegre, Online), p. 39547-39547, 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.39547
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Rede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.621
BEZERRA, Carina Bandeira et al. Impacto psicossocial do isolamento durante pandemia de covid-19 na população brasileira: análise transversal preliminar. Saúde e Sociedade, v. 29, p. e200412, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-12902020200412
COSTA, Nilce Maria da Silva Campos et al. Avaliação de Cursos de Graduação da Área da Saúde pelo Método da Roda: Investigação Avaliativa para Tendências de Mudanças. Editora Appris, 2029.
FARIAS, Heitor Soares de. O avanço da Covid-19 e o isolamento social como estratégia para redução da vulnerabilidade. Espaço e Economia. Revista brasileira de geografia econômica, n. 17, 2020. DOI: https://doi.org/10.4000/espacoeconomia.11357
FONTANELLA, Bruno José Barcellos; RICAS, Janete; TURATO, Egberto Ribeiro. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de saúde pública, v. 24, p. 17-27, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100003
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.
GOMES, Vânia Thais Silva et al. A pandemia da covid-19: repercussões do ensino remoto na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200258
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde: 14 ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.
RODRIGUES, Bráulio Brandão et al. Aprendendo com o imprevisível: saúde mental dos universitários e educação médica na pandemia de covid-19. Revista brasileira de educação médica, v. 44, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404
SANTOS, Victor Hugo dos et al. Currículo oculto, educação médica e profissionalismo: uma revisão integrativa. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, p. e190572, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.190572
SILVA, Francisco Theogenes Macêdo et al. Adaptações e repercussões nas vivências em escola de ensino híbrido durante a pandemia por Sars-CoV-2. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200332
SPINELLI, Antonino; PELLINO, Gianluca. COVID-19 pandemic: perspectives on an unfolding crisis. Journal of British Surgery, v. 107, n. 7, p. 785-787, 2020. DOI: https://doi.org/10.1002/bjs.11627
UNA-SUS, Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo coronavírus, Mudança de classificação obrigam países tomarem atitude, 2020, DF: Ministério da Saúde, 2020.
XIMENES, Ricardo Arraes de Alencar et al. Covid-19 no nordeste do Brasil: entre o lockdown e o relaxamento das medidas de distanciamento social. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 1441-1456, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021264.39422020
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.