Doenças cardiovasculares em idosos usuários do SUS: prevalência e fatores associados
CARDIOVASCULAR DISEASES IN ELDERLY SUS USERS: PREVALENCE AND ASSOCIATED FACTORS
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i12.257Palavras-chave:
Idosos, doenças cardiovasculares, fatores de risco, atenção básica à saúde.Resumo
Introdução: O envelhecimento propicia o surgimento de doenças cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca (IC), por exemplo. Objetivo: Assim, o presente estudo objetiva analisar a prevalência de doenças cardiovasculares em idosos usuários do SUS e sua relação com fatores de risco. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura com levantamento de artigos nas bases de dados Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e SciElo por meio dos seguintes descritores: elderly OR cardiovascular disease AND risk factors AND primary healthcare AND Brazil, (anos 2011 – 2020). A triagem dos artigos foi feita por meio do Fluxograma de identificação e seleção de acordo com o PRISMA Statement. Discussão: As doenças cardiovasculares surgem a partir dos 60 anos e a estimativa é de 15% nos homens e 9% nas mulheres. Com diagnóstico clínico, a doença coronariana aumenta para 20%, tanto no homem quanto na mulher. As maiores prevalências e fatores associados são o colesterol elevado, PAS descompassada, glicemia em jejum elevada, circunferência da cintura aumentada e HDL baixo. Considerações finais: Os achados deste estudo demonstram que as mudanças fisiológicas que estão correlacionadas com o envelhecimento, em grande parte são associadas à prevalência das DC em idosos.
Downloads
Referências
BISPO, I. M. de J. et al. Fatores de risco cardiovascular e características sociodemográficas em idosos cadastrados em uma Unidade de Saúde da Família. Mundo Saúde, [s. l.], v. 40, ed. 3, p. 334-342, 7 out. 2015.
DUTRA, D. D et al. Doenças cardiovasculares e fatores associados em adultos e idosos cadastrados em uma unidade básica de saúde. Journal of Research Fundamental Care Online, [s. l.], v. 8, ed. 2, p. 4501-4509, 5 abr. 2016. DOI 10.9789 / 2175-5361.
FERREIRA, N. et al. Envelhecimento ativo: prevalência e diferenças de gênero e idade em estudo de base populacional. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 11, p. e00173317, 2018.
MARA HAITO, S. et al. Risco cardiovascular em hipertensos cadastrados em uma unidade de saúde no Norte do Brasil. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 33, n. 0, p. 1–12, 16 Set 2020.
MEDEIROS, P. A. et al. Prevalência e simultaneidade de fatores de risco cardiovasculares em idosos participantes de um estudo de base populacional no sul do Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, [S. l.], v.8, n.2, p. 4501-4509, 5 dez. 2019.
OLIVEIRA, F. M. R. L. et al. Fatores de risco associados à hospitalização em idosos atendidos na atenção primária de saúde. Revista Enfermagem da UERJ, v. 26, n. 0, p. 15488, 25 Ago 2019.
VANELLI, C. P. et al. Dialogue between primary and secondary health care providers in a Brazilian hypertensive population. Revista da Associação Medica Brasileira, v. 64, n. 9, p. 799–805, 1 Set 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.