Análise da Prevalência de Sintomas de Depressão e Ansiedade em uma turma de estudantes ao longo do curso de graduação em medicina em uma Faculdade da cidade de Araguari/MG
Estudo transversal da prevalência de ansiedade e sintomas depressivos na realização de avaliações acadêmicas.
DOI:
https://doi.org/10.5935/2447-8539.20190013Palabras clave:
Depressão, Ansiedade, Estudantes de MedicinaResumen
O estudante de medicina, ao ingressar na Faculdade, acaba mudando de forma bastante radical o seu estilo de vida, e estudos tem demostrado que tais mudanças refletem em aumento da prevalência de transtornos de humor, como quadros depressivos e transtornos de ansiedade. Estudar as características desse grupo é necessário com a finalidade de tornar possível um planejamento mais coerente de estratégias de apoio psicopedagógico, atualmente consideradas de vital importância no acompanhamento dos alunos ao longo do curso médico. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o grau de ansiedade e a presença de sintomas de depressão dos estudantes de medicina, no período que antecede a realização de avaliações educacionais teóricas e práticas. Realizou-se um estudo transversal utilizando os instrumentos; Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), Inventário de Beck (IDB) e um questionário sócio demográfico para informações gerais relativas aos estudantes. Os questionários foram aplicados para 52 alunos, no início do semestre e para 62 alunos imediatamente antes da semana de avaliações. Os resultados mostraram diferença significativa (p= 0,002) entre o somatório do IDATE no início do semestre e antes da realização das avaliações. Já em relação, a presença de sintomas depressivos, não houve diferença significativa entre os dois momentos.
Descargas
Citas
AQUINO, Marco Túlio de (2012). Prevalência de transtornos mentais entre estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. 197f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde).Faculdade de Medicina da UFMG. Belo Horizonte
BALDASSIN, Sergio Pedro; MARTINS, Lourdes Conceição; ANDRADE, Arthur Guerra de Traços de ansiedade entre estudantes de medicina. Arquivos de Medicina-ABC. 2006. 31(1)
BRANDTNER, Maríndia; BARDAGI, Marucia. Sintomatologia de depressão e ansiedade em estudantes de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Juiz de fora , v. 2, n. 2, p. 81-91, dez. 2009.
BZUNECK, José Aloyseo & SILVA, Rosangela (1989). O problema da ansiedade nas provas; perspectivas contemporâneas. Semina,10, 190-195.
CARMO, João dos Santos & Simionato, Aline Morales. (2012). Reversão de ansiedade à matemática: alguns dados da literatura. Psicologia em Estudo, Maringá, 17(2), 317-327.
CATALDO NETO, Alfredo; GAUER, Gabriel José Chittó; FURTADO, Nina Rosa (Orgs.). Psiquiatria para estudantes de medicina. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013
CATUNDA, Marina Antunes Pinto; RUIZ, Valdete Maria. Qualidade de vida de universitários. Revista Científica do UNIFAE, São Paulo, v.2, n. 1, p. 22-31, 2008.
CAVESTRO, Julio de Melo. Um estudo sobre a prevalência de transtornos psiquiátricos entre os estudantes de medicina, fisioterapia e terapia ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais [Dissertação]. Belo Horizonte: Santa Casa de Misericórdia de Minas Gerais; 2004.
CERCHIARI, Ednéia Albino Nunes; CAETANO, Dorgival; FACCENDA, Odival. Utilização do serviço de saúde mental em uma universidade pública. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 25, n. 2, p. 252-265, Jun 2005
FERREIRA, Camomila Lira et al . Universidade, contexto ansiogênico? Avaliação de traço e estado de ansiedade em estudantes do ciclo básico. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 973-981, Jun 2009
FURTADO, Eliane de Sousa; FALCONE, Eliane Mary de Oliveira; CLARK, Cynthia. Avaliação do estresse e das habilidades sociais na experiência acadêmica de estudantes de medicina de uma Universidade do Rio de Janeiro. Interação em Psicologia, 7 (2), p. 43-51, 2003
GAMA, Marcel Magalhães Alves et al . Ansiedade-traço em estudantes universitários de Aracaju (SE). Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul, Porto Alegre , v. 30, n. 1, p. 19-24, Apr. 2008 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082008000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 13 Dez 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082008000100007.
HASHMAT, Shireen et al. Factors causing exam anxiety in medical students. Journal of Pakistan Medical Association, 2008; 58(4):167–70.
KAPLAN, Harold & Sadock, Benjamin (1990). Compêndio de Psiquiatria. Porto Alegre: Artes Médicas.
KARINO, Camila Akemi; LAROS, Jacob. Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas. Psico-USF, Itatiba , v. 19, n. 1, p. 23-36, Apr. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100004&lng=en&nrm=iso>. access on 27 June 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100004
LYNDON, MP et al. The relationship between academic assessment and psychological distress among medical students: a systematic review. Perspectives on Medical Education, 2014; 3 (6):405-418.
MARAFANTI, I. Influência de sintomas ansiosos no desempenho acadêmico de formandos de medicina. Arquivos médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, 2013.
MILLAN L.R., Arruda P.C. Assistência psicológica ao estudante de medicina: 21 anos de experiência. RevAssocMed Bras. 2008;54(1):90-4.
RADCLIFFE C, Lester H. Perceived stress during undergraduate medical training: a qualitative study. Med Educ 2003;37(1):32-8.
SADOCK Benjamin., Sadock V.A. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 9. ed. Porto Alegre: Artmed; 2007.
SARASON, Irwin G. (1978). The test anxiety scale: concept and research. Em C. D. Spielberger & I. G. Sarason (Orgs.). Stress and Anxiety (Vol.5, pp. 193- 216). Washington, DC: Hemisphere Publishing Corporation.
SAIPANISH Ratana. Stress among medical students in a Thai medical school. Med Teach. 2003;25(5):502–506
VASCONCELOS, Tatheane Couto de et al . Prevalência de Sintomas de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 39, n. 1, p. 135-142, Mar. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100135&lng=en&nrm=iso>. access on 15 Dec. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00042014.
YIU Verna. (2005). Supporting the well-being of medical students. CMAJ : Canadian Medical Association journal = journal de l'Association medicale canadienne, 172(7), 889–890. doi:10.1503/cmaj.050126.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.