NÍVEL DE SATISFAÇÃO E PERFIL DOS USUÁRIOS DE UM AMBULATÓRIO ESCOLA NA CIDADE DE ARAGUARI-MG

Autores/as

  • Isabela Mendes Correia IMEPAC
  • Caroline Soares Mendonça Alves
  • Larissa Miranda Rocha
  • Janyne de Sá Orderdenge
  • Ingo Yoshi Matsubara Garcia
  • Wirlley Arantes da Rocha
  • Eurides Batista Faria Netto
  • João Pedro Amorim Leão
  • Augusto Sérgio Inácio Leme
  • Herbert Cristian de Souza
  • Marcio Aurélio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5935/2447-8539.20190016

Palabras clave:

Satisfação, Ambulatório, Atenção Secundária, Qualidade de atendimento.

Resumen

A principal característica dos centros ambulatoriais é o atendimento ao paciente sem que o mesmo tenha sido admitido em ambiente hospitalar. Dessa forma, tem-se como objetivo avaliar o atendimento prestado por ambulatório escola na cidade de Araguari – MG, estabelecendo o perfil socioeconômico dos pacientes assistidos pelos docentes em nível ambulatorial. Serão aplicados questionários aos pacientes, contemplando questões de âmbito socioeconômico e questões que são inerentes ao nível de satisfação do paciente. O levantamento percentual quanto à satisfação dos atendimentos realizados pelo binômio docente e discente, das especialidades mais procuradas e a classificação socioeconômica dos pacientes atendidos são importantes elementos a serem explorados. Este trabalho espera estabelecer a relevância dos resultados encontrados e prover uma perspectiva para ajudar o emprego de ações resolutivas aos problemas levantados pelos pacientes durante a aplicação dos questionários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AURAS, Silke et al. Patient satisfaction with ambulatory care in Germany: effects of patient-and medical practice-related factors. International Journal for Quality in Health Care, v. 28, n. 6, p. 808-815, 2016.

BASTOS, Gisele Alsina Nader; FASOLO, Luisa Rabeno. Fatores que influenciam a satisfação do paciente ambulatorial em uma população de baixa renda: um estudo de base populacional. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 16, n. 1, p. 114-124, 2013.

BRAGA, Lucylea Pompeu Muller. Supervisão docente mínima e indireta: percepções dos pacientes em diferentes cenários de prática. 2015.

DE SOUSA-MUÑOZ, Rilva Lopes et al. Informação do paciente sobre sua doença e terapêutica em projeto de extensão universitária. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 24, n. 3, p. 258-265, 2012.

FRANCO, Selma Cristina; CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Avaliação da qualidade de atendimento ambulatorial em pediatria em um hospital universitário. Cadernos de Saúde Pública, v. 14, p. 61-70, 1998.

GIROTTO, Edmarlon et al. Adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico e fatores associados na atenção primária da hipertensão arterial. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, p. 1763-1772, 2013.

GOMES, Isabelle Pimentel; COLLET, Neusa; DOS REIS, Paula Elaine Diniz. Ambulatório de quimioterapia pediátrica: a experiência no aquário carioca. Texto & Contexto Enfermagem, v. 20, n. 3, p. 385-391, 2011.

HERCOS, Benigno Vicente Santos; BEREZOVSKY, Adriana. Qualidade do serviço oftalmológico prestado aos pacientes ambulatoriais do Sistema Único de Saúde–SUS. Arq Bras Oftalmol, v. 69, n. 2, p. 213-9, 2006

Moimaz, S. A. S., Marques, J. A. M., Saliba, O., Garbin, C. A. S., Zina, L. G., & Saliba, N. A.(2010). Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 20, 1419-1440.

PESSOA, Vera Lúcia Mendes de Paula et al. Assistência de enfermagem ambulatorial: percepção de transplantados cardíacos sobre a consulta de enfermagem ambulatorial. Rev. pesqui. cuid. fundam.(Online), v. 9, n. 4, p. 984-989, 2017.

PITANGUEIRA, Cássia Menaia FC; PAIVA, Carlos Henrique Assunção. A atenção básica e a rede de saúde de Juazeiro, Bahia (2001-2012): uma análise neoinstitucionalista. Rev. baiana saúde pública, v. 41, n. 1, p. 41. n1. 2075, 2017.

RICCI, Natalia Aquaroni et al. O hospital-escola de São Carlos: análise do funcionamento por meio da satisfação dos usuários. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 1125-1134, 2011.

SANTOS, Carla Targino Bruno dos et al. A integralidade no Brasil e na Venezuela: similaridades e complementaridades. Ciencia & saude coletiva, v. 23, p. 1233-1240, 2018.

Publicado

2020-02-28

Cómo citar

MENDES CORREIA, I.; SOARES MENDONÇA ALVES, C.; MIRANDA ROCHA, L. .; DE SÁ ORDERDENGE, J. .; YOSHI MATSUBARA GARCIA, I.; ARANTES DA ROCHA, W. .; BATISTA FARIA NETTO, E.; PEDRO AMORIM LEÃO, J. .; SÉRGIO INÁCIO LEME, A.; CRISTIAN DE SOUZA, H. .; AURÉLIO DA SILVA, M. NÍVEL DE SATISFAÇÃO E PERFIL DOS USUÁRIOS DE UM AMBULATÓRIO ESCOLA NA CIDADE DE ARAGUARI-MG. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 20–24, 2020. DOI: 10.5935/2447-8539.20190016. Disponível em: https://revistamaster.emnuvens.com.br/RM/article/view/67. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos originais

Artículos más leídos del mismo autor/a