Análise dos efeitos da capacitação em primeiros socorros em acidentes escolares com educadores da cidade de Itumbiara-GO
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i16.433Palabras clave:
Primeiros socorros, Ambiente escolar, AcidentesResumen
Introdução: O ambiente escolar acolhe crianças e adolescentes por um longo período de tempo; como jovens e crianças possuem muita energia e necessidade de extravasá-la através de atividades que favorecem a sua movimentação, isso pode ocasionar acidentes que necessitam de atendimentos básicos de primeiros socorros. Objetivo: Analisar o efeito de uma capacitação com educadores do maternal ao quinto ano da educação infantil sobre Primeiros Socorros em acidentes escolares. Metodologia: Trata-se de um estudo experimental do tipo antes e depois com grupo único de comparação, realizado em dez escolas de maternal ao quinto ano da educação infantil localizadas na cidade de Itumbiara – GO. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado aplicado antes e depois de um curso de capacitação em primeiros socorros. Resultados e discussão: a intervenção realizada pelos pesquisadores apresentou impacto positivo na mediana da quantidade de acertos do teste (9,00 para 13,00) e no aproveitamento máximo (de 86,67% para 100,00%), a magnitude dos efeitos foi considerável e a intervenção em primeiros socorros teve resultados positivos, aumentando o conhecimento e habilidades dos educadores. Conclusão: o trabalho forneceu suporte para que os educadores tenham segurança ao aplicar seu conhecimento em situações de emergência, além de fornecer acesso rápido a informações confiáveis sobre intervenções adequadas.
Descargas
Citas
ALVIM, AL; SILVA, C; SILVA, D.P.S; ROCHA, R.L.P. Conhecimento em primeiros socorros: estudo comparativo entre professores de escola pública e privada. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v.27, n.1019, 2019. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e1019.2019
BRITO, J.G; OLIVEIRA, I.P; GODOY, C.B; FRANÇA, A.P.S.J.M. Efeito de capacitação sobre primeiros socorros em acidentes para equipes de escolas de ensino especializado. Revista Brasileira de Enfermagem.v.73, n. 02, 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.60340
COHEN, J. CHAPTER 1 - The Concepts of Power Analysis. Em: COHEN, J. (Ed.). Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences. [s.l.] Academic Press, 1977. p. 1–17. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-179060-8.50006-2
GALINO NETO, N.M; CARVALHO, G.C.N; CASTRO, R.C.M.B; CAETANO, J. A; SANTOS, E.C.B; SILVA, T.M; VASCONCELOS, E.M.R. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Revista Brasileira de Enfermagem, v.72, n.4, 2018.
GOMES, L.M.X; SANTOS, C.A; VIEIRA, M.R.M; BARBOSA T.L.A. Análise do Conhecimento sobre Primeiros Socorros de Professores de Escolas Públicas. Cadernos de Ciência e Saúde. V.1, n.1, Montes Claros jan/jun 2011.
KARREN, K. J. Primeiros socorros para estudantes 10a ed. Editora Manole, 2013. 9788520462430. Disponível em:https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520462430/. Acesso em: 14 Jun 2021. LENHARD, W.; LENHARD, A. Computation of Effect Sizes. Unpublished, , 2017. Disponível em: <http://rgdoi.net/10.13140/RG.2.2.17823.92329>. Acesso em: 12 set. 2022
LEITE, A.C.Q.B; FREITAS, G.B; MESQUITA, M. M.L; FRANÇA, R, R.F; FERNANDES, S.C.A. Primeiros Socorros nas Escolas. Revista Exdentere, v.02, n.01, Jun/Dez 2013.
MARINHO, B.L. Conhecimento em Pronto-Socorrismo dos Professores da Rede Municipal de Ensino Fundamental do Município de Itaituba, Para, Brasil. 55f. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Faculdade De Itaituba - FAI Curso De Bacharelado Em Enfermagem Itaituba – PA, 2016.
MARTINS, C.B.G. Acidentes na infância e adolescência: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Enfermagem, v.59, n.03, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672006000300017
MESSIAS, A.L. dos S. Primeiros socorros: percepção dos conhecimentos, habilidades e segurança dos estudantes egressos de educação física de um centro universitário catarinense. 2017. 69f. Dissertação (Mestrado) Faculdade do Vale do Itajaí. Itajaí, 2017.
SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Anais eletrônicos. Cruz Alta. UNICRUZ, 2020. Disponível em: https://revistaanais.unicruz.edu.br/index.php/inter/about. Acesso em 20 de abril 2021.
VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COMEDU. Anais eletrônicos. 2019. Disponível em: https://edicoes.conedu.com.br/2019/. Acesso em: 01 jun. 2021.
SILVA, C.R.A; CARSOSO, I.S.Z.O; MACHADO, N.R. Considerações sobre Epilepsia. Boletim Cientifico de Pediatria, v.02, n.03, 2013.
SILVA, L.G.S; COSTA, J.B; FURTADO, L.G.S; TAVARES, J.B; COSTA, J.L.D. Primeiros Socorros e Prevenções de Acidentes no Ambiente Escolar: Intervenção em Unidade de Ensino. Revista Enfermagem Foco, v. 8, n. 3, p. 25-29, 2017. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n3.893
SIMÕES, A.L.A; STACCIARIN, T.S.G; POGGETTO, M.T.D; MARUXO, H.B.M; SOARES, H.M; SIMÕES, A.C.A. Conhecimento dos Professores sobre o Manejo da Criança com Diabetes Mellitus. Revista Texto Contexto Enfermagem, v.19, n.4, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072010000400007
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.