PROFESSORES SABEM LIDAR COM O SUICÍDIO EM SALA DE AULA? LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5935/2447-8539.20190008Palabras clave:
Adolescentes, Ensino, SuicídioResumen
Este trabalho analisa o atual cenário da formação de professores no Brasil e os limites e possibilidades que tais docentes possuem na medida em que tem acesso as informações sobre o tema suicídio entre os adolescentes e de que forma podem atuar no combate do mesmo. O tema e de extrema importância, haja visa o aumento significativo de casos de suicídio e tentativa de suicídio entre adolescentes. Realizado uma busca bibliográfica no site da Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME), com os seguintes descritores “Suicídio”, “Adolescentes” e “Ensino”. Aonde foram encontrados 417 artigos, porém foram utilizados somente artigos em português, com texto completo e que atendesse os objetivos do trabalho, sendo assim, foram usados 17 artigos. Conclui-se que a escola e um espaço privilegiado para a promoção e proteção da saúde, onde os adolescentes passam boa parte do tempo, porém a formação de professores voltado para o tema suicídio ainda e muito deficitária, carecendo de formação específica através de curso de capacitação e educação continuada.
Descargas
Citas
ARAUJO, Luciene da Costa; VIERA, Kay Francis; COUTINHO, Maria da Penha de Lima. Ideação suicida na adolescência: um enfoque psicossociológico no contexto do ensino médio, v. 15, n. 1, p. 47-57, jan./abr. 2010.
BAGGIO, Lissandra; PALAZZO, Lílian S.; AERTS, Denise Rangel Ganzo de Castro. Planejamento suicida entre adolescentes escolares: prevalência e fatores associados, v. 25, n. 1, p. 142-150, 2009.
BARROS, Airton Pereira Rêgo; COUTINHO, Maria Penha Lima; ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes; CASTANHA, Alessandra Ramos. As representações sociais da depressão em adolescentes no contexto do ensino médio. Estudos de Psicologia, 23(1), 19-28.,2006.
BAHLS, Saint - Clair. Aspectos clínicos da depressão em crianças e adolescentes: clinical features. Jornal de Pediatria , 78, 5, 359-366, 2002.
BORGES, Vivian Roxo; WERLANG, Blanca Susana Guevara. Estudo de ideação suicida em adolescentes de 15 a 19 anos. Estudos de Psicologia, 11(3), 345-351.,2006.
CARVALHO, Priscila Diniz; BARROS, Mauro Virgilio Gomes; LIMA, Rodrigo Antunes; MELO, Edilanêa Nunes. Condutas de risco à saúde e indicadores de estresse psicossocial em adolescentes estudantes do Ensino Médio, v.27, n.11, p. 2095-2105, 2011.
CASTRO, Marta de Lima; CUNHA, Sergio Souza; SOUZA, Delma Paula Oliveira. Comportamento de violência e fatores associados entre estudantes de Barra do Garças, MT, v.45, n.6, p. 1054-61, 2011.
CLAUMANN, Gaia Salvador; PINTO, André de Araújo; SILVA, Diego Augusto Santos; PELEGRINI, Andréia. Prevalência de pensamentos e comportamentos suicidas e associação com a insatisfação corporal em adolescentes. J Bras Psiquiatra., v.20, n.1, p.3-9,2018.
FERREIRA, Débora.; SANTOS, Antônio. Júnior.; RIBEIRO, Olívia.; FREITAS, Miguel.; CORREIA, João. Vieira.; RUBIN, Kenneth. Isolamento social e sentimento de solidão em jovens adolescentes. Análise Psicológica, Lisboa, v. 31, n. 2, 2013.
GOUVEIA, Nelson; CARLINI – COTRIM, Beatriz; GAZAL – CARVALHO, Cynthia. Comportamentos de saúde entre jovens estudantes das redes públicas e privada da área metropolitana do Estado de São Paulo. Rev. Saúde Pública, v.34, n.6, p.636-45, 2000.
JATOBÁ, Joana D’arc Vila Nova; BASTOS, Othon. Depressão e ansiedade em adolescentes de escolas públicas e privadas. J Bras Psiquiatra, 56(3): 171-179, 2007
LEITE, Marinês Tambara; NARDINO, Janaine; HILDEBRANT, Leila Mariza; SANTOS, Adriane Marinês; MARTINS, Ricardo Vianna. Gestão do Cuidado na Estratégia Saúde da Família: Revisão Narrativa. Rev. Aten. Saúde, São Caetano do sul, v. 14, n. 49, p. 72-77, jul./set., 2016.
MACHADO, Jean Carlos; BOLDORI, Jilia Diane Martins; DALMOLIN, Marcelo Dalton; SOUZA, William Cordeiro; BAZZANELLA, Sandro Luiz; KNAESEL, Walter Marcos; GOMES, Luis Paulo. Incidência de Tuberculose nos Presídios Brasileiros: Revisão Sistemática. Rev. aten. Saúde, São Caetano do Sul, v. 14, n. 47, p. 84-88, jan./mar., 2016.
STEINBERG Laurence; MORRIS Amanda Sheffield. Adolescent development. Annu Rev Psychol, 52: 83-110, 2001.
SILVA, Viviane Franco; OLIVEIRA, Helenice Bosco; BOTEGA, Neury José; MARIN- LEÓN, Letícia; BARROS, Marilisa Berti Azevedo Barros; DALGALARRONDO, Paulo. Fatores associados à ideação suicida na comunidade: um estudo de caso-controle. Caderno de Saúde Pública, 22(9), 1835-1843.,2006.
VIEIRA, Kay Francis Leal. Depressão e suicídio: uma abordagem psicossociológica no contexto acadêmico. 2008. 159.Dissertação (Mestrado), Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2008.
WERLANG, Blanca Susana Guevara; BORGES, Vivian Roxo ; FENSTERSEIFER, L. Fatores de risco ou proteção para a presença de ideação suicida na adolescência. Revista Interamericana de Psicologia, 39(2), 259- 266.,2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.