Educação e Saberes
DOI:
https://doi.org/10.5935/2447-8539.20180018Palabras clave:
Educação, Emancipação, SaberesResumen
A presente comunicação tem como objeto de abordagem os problemas suscitados por Boaventura de Sousa Santos, ao tratar do papel do ensino de terceiro grau diante dos desafios do tempo presente. Para tanto, como forma de melhor compreender os reflexos no processo educacional no qual a academia pretende ser protagonista, buscou-se, a partir da confrontação de assertivas diversas a respeito do assunto, encontrar um ponto de síntese possível. Ressalta-se, evidentemente, ser esse ponto de convergência conceitual algo provisório e, sem dúvida, passível de novas confrontações no campo das ideias. A abordagem dialética de posições teórico-metodológicas díspares foi o caminho investigativo aqui adotado, nos estritos limites de um trabalho dessa natureza. É, portanto, um texto totalmente em aberto, por entender que seria impossível qualquer tipo de conclusão a respeito de algo tão atual e instigante. Assim, os conceitos são tratados como novos problemas a serem enfrentados em trabalhos vindouros.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei de Diretrizes de Bases da Educação. (Lei Federal 9394/96). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acessado em 17/10/2018.
DE LAS CASAS, F. B. Brevíssima relação da destruição das Índias: o paraíso destruído. Porto Alegre: LP&M, 1984.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1997.
KOSSOY, B.; TUCCI CARNEIRO, M. L. O olhar europeu: o negro na iconografia brasileira do século XIX. São Paulo: Edusp, 1994.
LYRA FILHO, R. Normas jurídicas e outras normas sociais. In: SOUZA Jr. José Geraldo de. Introdução Crítica ao Direito. 4. ed. Brasília, UnB, 1993. (Série O Direito Achado na Rua, vol.1).
RIBEIRO, D. O povo brasileiro. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOS, B. S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Trad. Mouzar Benedito. São Paulo: Bomtempo, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.