Suspeita de infecção pelo novo coronavírus em lactente venezuelana com Síndrome Respiratória Aguda Grave
DOI:
https://doi.org/10.47224/rm.v5i10.145Palabras clave:
COVID-19, Pediatria, Pneumonia, SRAG, SARS-COV-2, IsolamentoHospitalarResumen
Relato de caso de lactente de 1 ano e 1 mês, venezuelana, que imigrou para o Brasil em fevereiro de 2020 que, com histórico de pneumonia, desenvolveu sintomas respiratórios considerados suspeitos de infecção por COVID-19. Possui antecedentes de broncoespasmo, ausência de suplementação de ferro e imunização desatualizada. Os determinantes sociais influenciaram diretamente no enredo clínico presente, principalmente o idioma distinto, tanto da criança quanto dos seus genitores, além disso, o cenário atual de pandemia pelo SARS-COV-2, agregaram complexidade à perspectiva. Dessa forma, foi traçado um plano de cuidados individual e familiar congruente às necessidades dentro do contexto do Sistema Único de Saúde, capaz de alcançar resultados satisfatórios e duradouros no que tange ao alívio dos sintomas, fortalecimento e melhoria do bem-estar geral da paciente, bem como a contrarreferência para a atenção primária com o intuito de um cuidado continuado à família.
Descargas
Citas
ARRUDA-BARBOSA, Loeste de; SALES, Alberone Ferreira Gondim; TORRES, Milena Ellen Mineiro. Impacto da migração venezuelana na rotina de um hospital de referência em Roraima, Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, p. e190807, 2020.
DA SILVA, Sandra Rodrigues et al. Impacto da vacina antipneumocócica 10‐valente na redução de hospitalização por pneumonia adquirida na comunidade em crianças. Revista Paulista de Pediatria, v. 34, n. 4, p. 418-424, 2016.
LAGO, P. et al. Recomendações para Atendimentos de Casos Suspeitos de COVID-19 em Emergências Pediátricas Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE). 2020.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Consenso sobre anemia ferropriva: mais que uma doença, uma urgência médica! Departamentos de Nutrologia e Hematologia-Hemoterapia. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.