Análise do conhecimento dos doentes de asma sobre a patologia antes e depois de uma intervenção educativa
DOI:
https://doi.org/10.47224/rm.v5i10.89Keywords:
Asma, Autocuidado, Educação em SaúdeAbstract
A asma é uma doença inflamatória crônica associada à hiperresponsividade das vias aéreas e obstrução ao fluxo aéreo, seu quadro clínico é caracterizado por episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse. O objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento de pacientes portadores de asma a respeito da patologia, antes e depois de uma intervenção educativa. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal com abordagem qualitativa por meio de aplicação de questionários. Os critérios de inclusão foram pacientes de 18 a 60 anos atendidos por um Centro Ambulatorial com o diagnóstico de asma registrado em prontuário e que concordaram em participar do estudo em todas as suas fases. Foram excluídos os que não consentirem em responder ao questionário, e/ou que apresentaram déficit cognitivo e com outros diagnósticos pulmonares que não asma. O estudo demonstrou que os pacientes que participaram das reuniões obtiveram resultados positivos, como a melhoria do conhecimento e da gestão da doença. A realização das reuniões com um pequeno número de participantes contribuiu para maior adaptação dos temas abordados às necessidades de cada caso, embora tenha restringido o debate e a troca de conhecimento entre os pacientes.
Downloads
References
AYELE, A. A.; TEGEGN, H. G. Non adherence to inhalational medications and associated factors among patients with asthma in a referral hospital in Ethiopia, using validated tool TAI. Asthma Research and Practice, v.3, n.7, 2017. p. 3-7
BRASIL. Ministério da Saúde. Asma: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. 2017. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/asma#inicio>. Acesso em: 14 jun 2019.
CHATKIN, José Miguel et al. Adesão ao tratamento de manutenção em asma (estudo ADERE). J Bras Pneumol, v. 32, n. 4, p. 277-83, 2006.
CORIOLANO, M. W. L. et al. Repercussão de uma intervenção educativa com agentes comunitários de saúde nas condições ambientais de domicílios de crianças asmáticas. J bras pneumol, v. 37, n. 3, 2011. p. 317-25
GINA. Global Strategy for Asthma Management and Prevention. Global Initiative for Asthma (GINA), 2017. Disponível em: < http://ginasthma.org/download/317/>. Acesso: 09 de outubro de 2017.
IV DIRETRIZES BRASILEIRAS PARA O MANEJO DA ASMA. J. bras. pneumol. São Paulo, v. 32, supl. 7, p. S447-S474, nov. 2006.
OLIVEIRA, M. A. et al. Custo-efetividade de programa de educação para adultos asmáticos atendidos em hospital-escola de instituição pública. J. Pneumologia, São Paulo , v. 28, n. 2, 2002. p. 71-76.
PLAZA, V. et al. A repeated short educational intervention improves asthma control and quality of life. European Respiratory Journal. v.46, n. 5, 2015. p. 1298-1307.
SILVA, E. C. F. Asma Brônquica. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ, Rio de Janeiro, ano 7, jul./dez. 2008.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA - SBPT. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o Manejo da Asma – 2012. J. Bras pneumol, v. 38, suplemento 1, p.S1-S46, 2012.
TABALIPA, F. O.; SILVA, J. Como diagnosticar e tratar asma. Revista Brasileira de Medicina, v. 69, n. 12, 2012, p. 83-96.
TRAD, L. A. B. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis: revista de saúde coletiva, v. 19, n.3, 2009, p. 777-796.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.