A falta de informação sobre Redes de Atenção à Saúde na população de Araguari-MG: o usuário SUS sabe usá-lo?
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i15.449Keywords:
Serviços de Saúde; Desinformação; Acesso à informação de saúde; Sistema Único de Saúde; Disseminação de informação.Abstract
A construção do Sistema Único de Saúde (SUS) envolve a participação de múltiplos atores sociais na defesa conjunta
dos planos de políticas públicas. O envolvimento da sociedade nas reivindicações e mobilizações políticas é
voluntária, contudo, não há apoio estrutural ou mesmo incentivos morais. Este problema, aliado à falta de tempo
dos cidadãos, constitui um obstáculo importante à mobilização social. A falta de informação do cidadão mostrou-se
um fator de deterioração ou limitação do funcionamento da rede de saúde. Este presente trabalho tem como
objetivo abordar a falta de informação do paciente sobre as Redes de Atenção à Saúde na população de Araguari-MG
de forma a enfatizar a desinformação da população. Trata-se de um estudo observacional, analítico, transversal,
quantitativo e exploratório projetado para coleta de dados. O estudo será́ realizado nas Unidades Básicas de Saúde
da Família (UBSF) Gutierrez e UBSF Novo Horizonte na cidade de Araguari-MG. Na UBSF Novo Horizonte 51,16% dos
pacientes recebem de 1 a 3 salários mínimos e 70% não possui ensino médio. Já na UBSF Gutierrez 69,76 % dos
pacientes recebem de 1 a 3 salários mínimos; 23,25% ensino fundamental completo. A questão 9 foi a questão com
mais erros e a 12 com mais acertos. A UBSF Gutierrez e UBSF Novo Horizonte possuíram uma população semelhante
com baixo nível socioeconômico e educacional. Em questões sobre Redes de Atenção em Saúde, ambas UBSF
mostraram um índice de desconhecimento teórico, contudo ao serem colocadas em situações práticas, tiveram um
bom desempenho.
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