Crianças ouvintes filhos de pais surdos: adversidades no diálogo familiar - Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.154Keywords:
CODA, linguagem bimodal, Pais surdosAbstract
Introdução: Estudos envolvendo aquisição de linguagem em “Children of Deaf Adults” (CODA), filhos de pais surdos, ainda são recentes no Brasil, embora seja o país que possui uma linguagem específica (LIBRAS) para pessoas não ouvintes (SOUZA, 2014). O CODA, geralmente, cresce em meio a duas culturas, bilíngue, e nessa perspectiva, a aquisição da linguagem das crianças torna-se um processo complexo e intrigante.
Objetivo: Compreender a dinâmica familiar e a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) concomitante à língua portuguesa falada em crianças sem deficiência auditiva filhos de pais surdos.
Considerações: O CODA apresenta risco de comprometimento no rendimento escolar além de desenvolver uma maturidade precoce. Ressalta-se a importância da Atenção primária em saúde e da família na estimulação das potencialidades e monitoramento do desenvolvimento dessas crianças. São necessários novos estudos sobre esse grupo e ações específicas na área da saúde.
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