Análise do conhecimento dos doentes de asma sobre a patologia antes e depois de uma intervenção educativa
DOI:
https://doi.org/10.47224/rm.v5i10.89Palavras-chave:
Asma, Autocuidado, Educação em SaúdeResumo
A asma é uma doença inflamatória crônica associada à hiperresponsividade das vias aéreas e obstrução ao fluxo aéreo, seu quadro clínico é caracterizado por episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse. O objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento de pacientes portadores de asma a respeito da patologia, antes e depois de uma intervenção educativa. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal com abordagem qualitativa por meio de aplicação de questionários. Os critérios de inclusão foram pacientes de 18 a 60 anos atendidos por um Centro Ambulatorial com o diagnóstico de asma registrado em prontuário e que concordaram em participar do estudo em todas as suas fases. Foram excluídos os que não consentirem em responder ao questionário, e/ou que apresentaram déficit cognitivo e com outros diagnósticos pulmonares que não asma. O estudo demonstrou que os pacientes que participaram das reuniões obtiveram resultados positivos, como a melhoria do conhecimento e da gestão da doença. A realização das reuniões com um pequeno número de participantes contribuiu para maior adaptação dos temas abordados às necessidades de cada caso, embora tenha restringido o debate e a troca de conhecimento entre os pacientes.
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