Educação e Saberes
DOI:
https://doi.org/10.5935/2447-8539.20180018Palavras-chave:
Educação, Emancipação, SaberesResumo
A presente comunicação tem como objeto de abordagem os problemas suscitados por Boaventura de Sousa Santos, ao tratar do papel do ensino de terceiro grau diante dos desafios do tempo presente. Para tanto, como forma de melhor compreender os reflexos no processo educacional no qual a academia pretende ser protagonista, buscou-se, a partir da confrontação de assertivas diversas a respeito do assunto, encontrar um ponto de síntese possível. Ressalta-se, evidentemente, ser esse ponto de convergência conceitual algo provisório e, sem dúvida, passível de novas confrontações no campo das ideias. A abordagem dialética de posições teórico-metodológicas díspares foi o caminho investigativo aqui adotado, nos estritos limites de um trabalho dessa natureza. É, portanto, um texto totalmente em aberto, por entender que seria impossível qualquer tipo de conclusão a respeito de algo tão atual e instigante. Assim, os conceitos são tratados como novos problemas a serem enfrentados em trabalhos vindouros.
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Referências
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