Rotação por estações - matemática através de jogos
DOI:
https://doi.org/10.5935/2447-8539.20180010Palavras-chave:
Ensino Híbrido, Rotação por Estações, Jogos Matemáticos, Ensino Fundamental IResumo
A matemática muitas vezes é vista como terror entre os alunos. O objetivo do projeto executar uma aula para alunos do Ensino Fundamental I, de uma escola particular de Araguari, Minas Gerais. Em um primeiro momento, foi realizada uma sondagem, através da observação com perguntas e atividades em uma roda de conversa, com os 24 alunos da turma. Algumas dificuldades com relação aos números foram diagnosticadas, como a escrita espelhada, troca do valor posicional dos números, reconhecimento apenas dos algarismos de 0 a 9, dificuldade com os números a partir de 10 e a falta de compreensão da função social dos mesmos. Nos propusemos, então, a utilizar o ensino da Rotação por Estações de Aprendizagem e jogos diversos, na tentativa de solucionar os problemas encontrados. Durante a aplicação, observamos um grande interesse dos alunos em participar de todas as estações, porém a 4ª estação, com a atividade do jogo digital, recebeu uma atenção especial e os alunos se dedicaram de maneira surpreendente à tecnologia. Desta forma, ficou claro perceber o quanto se faz necessária à presença da tecnologia desde os anos iniciais, pois assim a escola estimulará o aluno, potencializando a criatividade e o saber, preparando-o para o futuro.
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