Rotação por estações - matemática através de jogos
DOI:
https://doi.org/10.5935/2447-8539.20180010Palabras clave:
Ensino Híbrido, Rotação por Estações, Jogos Matemáticos, Ensino Fundamental IResumen
A matemática muitas vezes é vista como terror entre os alunos. O objetivo do projeto executar uma aula para alunos do Ensino Fundamental I, de uma escola particular de Araguari, Minas Gerais. Em um primeiro momento, foi realizada uma sondagem, através da observação com perguntas e atividades em uma roda de conversa, com os 24 alunos da turma. Algumas dificuldades com relação aos números foram diagnosticadas, como a escrita espelhada, troca do valor posicional dos números, reconhecimento apenas dos algarismos de 0 a 9, dificuldade com os números a partir de 10 e a falta de compreensão da função social dos mesmos. Nos propusemos, então, a utilizar o ensino da Rotação por Estações de Aprendizagem e jogos diversos, na tentativa de solucionar os problemas encontrados. Durante a aplicação, observamos um grande interesse dos alunos em participar de todas as estações, porém a 4ª estação, com a atividade do jogo digital, recebeu uma atenção especial e os alunos se dedicaram de maneira surpreendente à tecnologia. Desta forma, ficou claro perceber o quanto se faz necessária à presença da tecnologia desde os anos iniciais, pois assim a escola estimulará o aluno, potencializando a criatividade e o saber, preparando-o para o futuro.
Descargas
Citas
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Hibrido: personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso. 2015.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Brasília: MEC/SEF, volume 1, p. 23, 1998.
DEMO, P. Questões para Teleducação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998
KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação.- 8ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2013.
LIBANEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção questões da nossa época; v. 2)
PRENSKY, M. Digital Native, digital immmigrants. Digital Native immigrants. On the horizon, MCB University Press, Vol. 9, N.5, October, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.