Perfil epidemiológico dos mortos pela Covid-19 em Minas Gerais no ano de 2020: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i12.220Palavras-chave:
covid-19, perfil epidemiológico, morte, minas geraisResumo
INTRODUÇÃO: Há exatamente um ano, a OMS identificou e denominou como COVID-19, um vírus com alto nível de propagação, o qual gerou posteriormente uma pandemia. No caso de uma pandemia como o COVID-19, a vigilância epidemiológica desempenha um papel fundamental ao lidar com dados e informações que são essenciais para verificar o comportamento e a evolução do vírus. OBJETIVO: Verificar o perfil epidemiológico dos mortos pela Covid-19 em MG no ano de 2020, e sua correlação com os fatores de saúde da população. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão de literatura com levantamento de artigos nas bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, Google acadêmico e Site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. A triagem dos artigos foi feita por meio do Fluxograma de identificação e seleção de acordo com o PRISMA Statement. RESULTADOS: Em relação aos óbitos no estado de MG, foram confirmados um total de 11.784 óbitos, sendo 5.107 (43%) do sexo feminino, e 6.677 (57%) do sexo masculino. Em relação a raça/cor, observamos que houve maior número de óbitos pela covid na raça parda 43%, e Branca 41%. Dos óbitos confirmados, 80% eram pacientes com mais de 60 anos de idade. Em relação à comorbidades, 74% possuíam cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença renal, doença neurológica e obesidade. CONCLUSÃO: Por ser um tema relativamente recente, ainda não se tem muitas publicações e informações referente ao Covid-19. Diante do exposto fica evidente que a vigilância epidemiológica tem um fator importante frente a atual pandemia.
Downloads
Referências
LIMA, Claudio Márcio Amaral de Oliveira. Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Revista Radiologia Brasileira, vol.53, nº2, São Paulo, Março/Abril, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-39842020000200001&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 08 nov. 2020.
CARVALHO, Wellington Roberto Gomes; OLIVEIRA, Stefan Vilges; ROSA, Maria Fernanda Prado; SILVA, William Nicoleti Turazza. Epidemiologia da COVID-19 em Uberlândia (MG): análise preliminar do impacto do grau de abertura comercial. Revista Journal Health NPEPS, vol.5, páginas 20-41, Julho-Dezembro 2020. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4844. Acesso em 14 nov. 2020.
MINAS GERAIS. da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Boletim Epidemiológico e Assistencial COVID-19, dezembro, 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/boletim. Acesso em 11 nov. 2020.
ANDRADE, JOÃO VITOR; MORAES, Rayrane Clarah C. Mortalidade por coronavírus em Minas Gerais. Revista Ponto de Vista, n.9, vol. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10903/6097. Acesso em: 12 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.