Materiais não estruturados na aprendizagem infantil

o brincar na construção do sujeito

Autores

  • Lêda Freire Soares Aluna Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Ana Lúcia Costa e Silva Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Maria Teresa Beaumont Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Luana de Assis Silva Aluna Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Rosângela Leite Aguilar Cardoso Aluna Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Anna Carolina Costa Ferreira Aluna Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Ana Vitória Cardoso Lima Aluna Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC
  • Alessandra Araújo Silva Aluna Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC

DOI:

https://doi.org/10.5935/2447-8539.20180009

Palavras-chave:

Educação Infantil, Brincar, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho foi executado em uma escola da rede municipal de Araguari, Minas Gerais, na qual pode-se diagnosticar alguns problemas relacionados uso inadequado do amplo espaço que constitui a escola. Conseguimos, por meio das observações, identificar o uso de recursos pré-estabelecidos, comprometimento da recreação das crianças pela interdição do parquinho, devido à falta de recursos para a manutenção dos brinquedos e pouca utilização do espaço externo pelos alunos, comprometendo a ludicidade. Dessa forma, as observações nos conduziram ao delineamento do seguinte problema de investigação: Como adequar o espaço da escola para estimular a criatividade, produção e motivação das crianças por meio das brincadeiras,utilizando materiais não estruturados? O objetivo do projeto foi reorganizar o parquinho interditado da escola, reaproveitando pneus e inserindo as cores; bem como desenvolver uma oficina com os alunos que exigisse a criação do próprio brinquedo, utilizando os materiais não estruturados. A inauguração foi  inesquecível, pois as crianças entraram no parque com muito entusiasmo,que emocionou tanto a nós, executores do projeto, como os professores da escola. Através do projeto realizado, percebemos na prática que o espaço na Educação Infantil também se torna um educador, pois auxilia no desenvolvimento da criança. 

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Referências

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

SOARES, L. F.; COSTA E SILVA, A. L.; BEAUMONT, M. T.; SILVA, L. de A.; CARDOSO, R. L. A.; FERREIRA, A. C. C.; LIMA, A. V. C.; SILVA, A. A. Materiais não estruturados na aprendizagem infantil: o brincar na construção do sujeito. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 70–73, 2018. DOI: 10.5935/2447-8539.20180009. Disponível em: https://revistamaster.emnuvens.com.br/RM/article/view/33. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências

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