O impacto das tecnologias digitais na saúde e desenvolvimento infantil

Autores

  • Ana Clara Moreira Gonçalves Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos https://orcid.org/0000-0001-8104-8409
  • Ana Flávia Elias Kopke
  • Maria Eduarda Marcolino Bizoni Carvalho
  • Débora Vieira de Leves

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v10i19.639

Palavras-chave:

uso de telas, desenvolvimento infantil, tecnologia digital, sa´úde infantil

Resumo

A incorporação de tecnologias digitais e seu uso na vida cotidiana dos jovens tem aumentado rapidamente nas últimas décadas, se integrando cada vez mais cedo, desde os estágios iniciais da vida e com possíveis impactos no desenvolvimento das crianças e na saúde mental. Este artigo revisa o impacto da exposição precoce de crianças às diferentes formas de mídia digital no desenvolvimento infantil a partir dos principais achados científicos sobre os efeitos dessa exposição, com ênfase na compreensão dos possíveis prejuízos e benefícios. A revisão incluiu artigos de 2020 a 2024, a partir de buscas nas bases PubMed, SciELO e BVS, em que foram selecionados estudos que abordam o impacto das tecnologias digitais na saúde e no desenvolvimento infantil. Os resultados sugerem que a exposição precoce e prolongada às telas digitais têm mostrado impactos significativos no desenvolvimento infantil, especialmente em áreas como a cognição, comportamento e habilidades motoras. Portanto, quando utilizadas de forma moderada e com supervisão adequada, as tecnologias digitais podem contribuir para o desenvolvimento, especialmente em termos de comunicação e aquisição de vocabulário.

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Referências

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Publicado

2025-08-08

Como Citar

MOREIRA GONÇALVES, A. C.; ELIAS KOPKE, A. F.; MARCOLINO BIZONI CARVALHO, M. E.; VIEIRA DE LEVES, D. O impacto das tecnologias digitais na saúde e desenvolvimento infantil. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 10, n. 19, 2025. DOI: 10.47224/revistamaster.v10i19.639. Disponível em: https://revistamaster.emnuvens.com.br/RM/article/view/639. Acesso em: 1 set. 2025.

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