Treinamento para equipes de atendimento de uma Instituição de Ensino Superior do interior de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.111Palabras clave:
Atendimento ao cliente, Treinamento, Satisfação do clienteResumen
Com consequência da evolução tecnológica os produtos e serviços oferecidos pelas empresas estão cada vez mais se equiparando a modelos muito parecidos, nesse contexto o atendimento ao cliente se torna um diferencial de sucesso na fidelização e atração de clientes. O objetivo desse artigo é detectar e analisar as oportunidades no processo de atendimento ao cliente em uma instituição de serviços educacionais e, através delas, propor soluções através de treinamentos específicos para os colaboradores que exercem essa atividade. Utilizou-se da Metodologia do Arco de Maguerez que possibilitou a estruturação das propostas de intervenção partindo da observação da realidade. Frente aos problemas detectados foi proposto a realização de uma trilha de treinamentos, porém em virtude da pandemia da COVID-19 não foi possível sua realização de fato, sendo considerado, assim, uma proposta de intervenção para um momento mais oportuno.
Descargas
Citas
BEE, Roland. Fidelizar o cliente. Você SA. NBL Editora, 2000.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração teoria, processos e prática. McGraw-Hill do Brasil, 1985.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoal: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Editora Vozes. Tradução de Adail Sobral, 2001.
COSTA, Ariana de Sousa Carvalho; SANTANA, Lídia Chagas de; TRIGO, Antônio Carrera. Qualidade do atendimento ao cliente: um grande diferencial competitivo para as organizações. Revista de Iniciação Científica–RIC Cairu, v. 2, n. 2, p. 155-172, 2015.
DESSLER, G. Administração de recursos humanos. 2. ed. Tradução de Cecília Leão Oderich. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papeis profissionais. São Paulo: Atlas. 2001.
GONÇALVES, Albírio. Excelência no atendimento: atraindo, convertendo e fidelizando clientes. 2018.
HAMBLIN, A. Avaliação e controle do treinamento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979.
KOTLER, P. ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson/Prentice Hall. 2003.
JULIÃO, B. E.; VANDI, A. M. Diferenças entre treinamento, desenvolvimento e aprendizagem. Grupo de estudo em ABRH, 2008. <Disponível em: http://www.abrhrs.com.br/2008/grupos-artigos-mostrar.php?cod=101>. Acesso em: 27 maio 2020.
LEAL, Fabiano. Um diagnóstico do processo de atendimento a clientes em uma agência bancária através de mapeamento do processo e simulação computacional. Itajubá: UFI, 2003.
MILKOVICH, G. T.; BOUDREAU, J. W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2010.
REGINATTO, Antonio Paulo. Equipes campeãs: potencializando o desempenho de sua equipe. 2. ed. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2004. SEBRAE. Cartilha Atendimento ao cliente: Apoio às micro e pequenas empresas. São Paulo: Site Sebrae, 2016.
TANI, Ramos, Z. Atendimento ao Público. São Paulo: Ética, 2018.
VOLPE, Renata; LORUSSO, Carla. A importância do treinamento para o desenvolvimento do trabalho. Disponível em: <www.psicologia.com.pt>. Acesso em: 06 maio 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.