Análise dos efeitos da capacitação em primeiros socorros em acidentes escolares com educadores da cidade de Itumbiara-GO
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i16.433Keywords:
Primeiros socorros, Ambiente escolar, AcidentesAbstract
Introduction: The school environment welcomes children and adolescents for a long period of time; as young people and children have a lot of energy and need to release it through activities that favor their movement, this can cause accidents that require basic first aid care. Objective: To analyze the effect of training with educators from kindergarten to fifth grade of kindergarten on First Aid in school accidents. Methodology: This is an experimental study of the before and after type with a single comparison group, carried out in ten nursery schools to the fifth year of kindergarten located in the city of Itumbiara - GO. The data collection instrument was a structured questionnaire applied before and after a training course in first aid. Results and discussion: the intervention carried out by the researchers had a positive impact on the median number of correct answers on the test (9.00 to 13.00) and on maximum performance (from 86.67% to 100.00%), the magnitude of the effects was considerable and the intervention in first aid had positive results, increasing the knowledge and skills of educators. Conclusion: the work provided support for educators to be confident when applying their knowledge in emergency situations, in addition to providing quick access to reliable information about appropriate interventions.
Downloads
References
ALVIM, AL; SILVA, C; SILVA, D.P.S; ROCHA, R.L.P. Conhecimento em primeiros socorros: estudo comparativo entre professores de escola pública e privada. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v.27, n.1019, 2019. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e1019.2019
BRITO, J.G; OLIVEIRA, I.P; GODOY, C.B; FRANÇA, A.P.S.J.M. Efeito de capacitação sobre primeiros socorros em acidentes para equipes de escolas de ensino especializado. Revista Brasileira de Enfermagem.v.73, n. 02, 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.60340
COHEN, J. CHAPTER 1 - The Concepts of Power Analysis. Em: COHEN, J. (Ed.). Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences. [s.l.] Academic Press, 1977. p. 1–17. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-179060-8.50006-2
GALINO NETO, N.M; CARVALHO, G.C.N; CASTRO, R.C.M.B; CAETANO, J. A; SANTOS, E.C.B; SILVA, T.M; VASCONCELOS, E.M.R. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Revista Brasileira de Enfermagem, v.72, n.4, 2018.
GOMES, L.M.X; SANTOS, C.A; VIEIRA, M.R.M; BARBOSA T.L.A. Análise do Conhecimento sobre Primeiros Socorros de Professores de Escolas Públicas. Cadernos de Ciência e Saúde. V.1, n.1, Montes Claros jan/jun 2011.
KARREN, K. J. Primeiros socorros para estudantes 10a ed. Editora Manole, 2013. 9788520462430. Disponível em:https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520462430/. Acesso em: 14 Jun 2021. LENHARD, W.; LENHARD, A. Computation of Effect Sizes. Unpublished, , 2017. Disponível em: <http://rgdoi.net/10.13140/RG.2.2.17823.92329>. Acesso em: 12 set. 2022
LEITE, A.C.Q.B; FREITAS, G.B; MESQUITA, M. M.L; FRANÇA, R, R.F; FERNANDES, S.C.A. Primeiros Socorros nas Escolas. Revista Exdentere, v.02, n.01, Jun/Dez 2013.
MARINHO, B.L. Conhecimento em Pronto-Socorrismo dos Professores da Rede Municipal de Ensino Fundamental do Município de Itaituba, Para, Brasil. 55f. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Faculdade De Itaituba - FAI Curso De Bacharelado Em Enfermagem Itaituba – PA, 2016.
MARTINS, C.B.G. Acidentes na infância e adolescência: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Enfermagem, v.59, n.03, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672006000300017
MESSIAS, A.L. dos S. Primeiros socorros: percepção dos conhecimentos, habilidades e segurança dos estudantes egressos de educação física de um centro universitário catarinense. 2017. 69f. Dissertação (Mestrado) Faculdade do Vale do Itajaí. Itajaí, 2017.
SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Anais eletrônicos. Cruz Alta. UNICRUZ, 2020. Disponível em: https://revistaanais.unicruz.edu.br/index.php/inter/about. Acesso em 20 de abril 2021.
VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COMEDU. Anais eletrônicos. 2019. Disponível em: https://edicoes.conedu.com.br/2019/. Acesso em: 01 jun. 2021.
SILVA, C.R.A; CARSOSO, I.S.Z.O; MACHADO, N.R. Considerações sobre Epilepsia. Boletim Cientifico de Pediatria, v.02, n.03, 2013.
SILVA, L.G.S; COSTA, J.B; FURTADO, L.G.S; TAVARES, J.B; COSTA, J.L.D. Primeiros Socorros e Prevenções de Acidentes no Ambiente Escolar: Intervenção em Unidade de Ensino. Revista Enfermagem Foco, v. 8, n. 3, p. 25-29, 2017. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n3.893
SIMÕES, A.L.A; STACCIARIN, T.S.G; POGGETTO, M.T.D; MARUXO, H.B.M; SOARES, H.M; SIMÕES, A.C.A. Conhecimento dos Professores sobre o Manejo da Criança com Diabetes Mellitus. Revista Texto Contexto Enfermagem, v.19, n.4, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072010000400007
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.