ROTEIRIZAÇÃO EM PROBLEMA DE TRANSPORTE
UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ARROZ VASCONCELOS
DOI:
https://doi.org/10.5935/2447-8539.20190014Palavras-chave:
Supply Chain Management; Problemas de Transporte; Logística de DistribuiçãoResumo
Dada a atual complexidade na gestão da cadeia de suprimentos, devido a globalização e evolução acentuada das tecnologias de comunicação, as organizações buscam otimizar seus recursos de modo a serem competitivas no mercado. Sendo assim, o presente trabalho é um estudo de caso realizado em uma empresa de beneficiamento e distribuição de alimentos localizada na cidade de Araguari, com a finalidade de encontrar alternativas para o planejamento das atividades logísticas, voltadas para a roteirização da logística de distribuição. Para resolver esse problema de transporte foi utilizado o método do caixeiro viajante, por meio da ferramenta VRP Spreadsheet Solver, desenvolvida em VBA (Visual Basic for Applications) por Erdogan (2017). Foi definido um dia do ano como estudo de caso, onde foi realizado o roteamento, obtendo as rotas que minimizam as distâncias percorridas e, consequentemente, os custos logísticos, podendo ser replicada nas operações de roteirização da empresa.
Downloads
Referências
BALLOU, R. H. . Gerenciamento da cadeia/logística empresarial. 5° ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
BELFIORE, P. P.; COSTA, O. L. DO V.; FÁVERO, L. P. L. Problema de estoque e roteirização: revisão bibliográfica. Production, v. 16, n. 3, p. 442–454, 2006.
BONASSA, A. C.; DA CUNHA, C. B. Sistema de apoio à decisão para a otimização da roteirização da separação manual de peças em armazém utilizando planilhas eletrônicas. Gestao e Producao, v. 18, n. 1, p. 105–118, 2011.
BOWERSOX, John C. et al. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. 472 p.
CUNHA, Claudio Barbieri da. Aspectos práticos da aplicação de modelos de roteirização de veículos a problemas reais. Transportes, [s.l.], v. 8, n. 2, p.188-212, 2 jul. 2000. Lepidus Tecnologia. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v8i2.188.
ERDOĞAN, G. An open source Spreadsheet Solver for Vehicle Routing Problems. Computers and Operations Research, v. 84, p. 62–72, 2017.
FENATO, A. J. Um Modelo de Caixeiro Viajante Generalizado para Minimizar o Tempo de Preparação de uma Máquina Tubeteira. 2008.
GALVÃO, R. D. et al. Roteamento de veículos com base em sistemas de informação geográfica. Gestão & Produção, v. 4, n. 2, p. 159–174, 1997.
GIACOMELLI, G.; PIRES, M. R. S. Logística e Distribuição. Porto Alegre: SAGAH, 2016.
HILLIER, Frederick S.; LIEBERMAN, Gerald J.. Introdução à Pesquisa Operacional. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 1027 p.
JUNIOR, C. et al. O papel da roteirização na redução de custos logísticos e melhoria do nível de serviço em uma empresa do segmento alimentício no Ceará. p. 16, 2013.
MARTINS, Roberto Antonio; MELLO, Carlos Henrique Pereira; TURRIONI, João Batista. GUIA PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA E TCC EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃ. São Paulo: Atlas, 2014. 224 p.
NARUO, M. K. O estudo do consórcio entre municípios de pequeno porte para disposição final de resíduos sólidos urbanos utilizando sistema de informações geográficas. p. 287, 2003.
OLIVEIRA, D. DE P. R. DE. Administração de processos: Conceitos/ metodologia/ Práticas. [s.l.] Atlas, 2007.
YIN, R. K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.