Revisão bibliográfica sobre o impacto da pandemia de covid-19 na saúde mental dos enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i15.463Palavras-chave:
COVID-19; Diabetes; Pós-Covid; SARS-CoV-2; Hiperglicemia.Resumo
A pandemia da Covid-19 trouxe para os profissionais da saúde uma alta demanda de serviços, como aumento da carga de trabalho; falta de conhecimento sobre a doença e suas implicações; isolamento da família por medo da transmissão, essas variáveis trouxeram consequências negativas para a saúde mental desses profissionais que atuaram na linha de frente ao combate do vírus. Trata-se de um estudo bibliográfico de revisão literatura, que foi realizado por meio de uma revisão da literatura referente à produção científica de artigos nacionais, sobre descritores pertinentes à saúde mental do enfermeiro na pandemia. No presente estudo foi encontrado um aumento nos transtornos mentais nos enfermeiros, entre elas estão a ansiedade; consumo de substâncias como álcool, drogas, tabaco e medicamentos; pensamentos suicidas; estresse pós-traumático; fobias; crises de pânico no trabalho; insônia e burnout. Dessa maneira podemos concluir que a COVID-19 não teve o seu efeito colateral somente nos pacientes, mas gerou agravos nos profissionais de saúde, pois os mesmo sofreu um desgaste emocional no período pandêmico
Downloads
Referências
BAPTISTA, Patrícia Campos Pavan et al. Indicadores de sofrimento e prazer em trabalhadores de saúde na linha de frente da COVID-19. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 30, 2022.
CENTENARO, Alexa Pupiara Flores Coelho et al. Transtornos mentais comuns e fatores associados em trabalhadores de enfermagem de unidades COVID-19. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 56, 2022.
DE BARRA, Edmar Aparecido et al. Vivências de sofrimento e adoecimento em ambiente de trabalho: uma análise do cotidiano profissional de enfermeiras e enfermeiros num contexto pandêmico em dois centros de referência no atendimento a pacientes de Covid-19. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 23, n. 2, p. 218-235, 2020.
FERNANDES, Maria Clarinda de Almeida. Burnout em Profissionais de Uma Unidade de Saúde em Tempos de Pandemia. 2021.
FERREIRA, Luís Diogo Melo. Burnout, ansiedade e depressão nos Enfermeiros no contexto de pandemia por COVID-19. 2022. Tese de Doutorado.
NASCIMENTO FREIRE CAVALCANTE, Fernanda Lúcia et al. Depressão, ansiedade e estresse em profissionais da linha de frente da COVID-19. Portuguese Journal of Mental Health Nursing/Revista Portuguesa de Enfermagem de Saude Mental, n. 27, 2022.
PENNA, Claudia Maria de Mattos; REZENDE, Gabrielli Pinho de. Por trás das máscaras: reconstruções do cuidado de enfermeiros frente à covid-19. REME rev. min. enferm, p. e-e, 2021.
QUEIROZ, Aline Macêdo et al. O ‘NOVO’da COVID-19: impactos na saúde mental de profissionais de enfermagem?. Acta Paulista de Enfermagem, v. 34, 2021
RAMOS-TOESCHER, Aline Marcelino et al. Saúde mental de profissionais de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: recursos de apoio. Escola Anna Nery, v. 24, 2020.
SANTOS, Katarina Márcia Rodrigues dos et al. Depressão e ansiedade em profissionais de enfermagem durante a pandemia da covid-19. Escola Anna Nery, v. 25, 2021.
Sousa KH, Lopes DP, Tracera GM, Abreu AM, Portela LF, Zeitoune RC. Common mental disorders among nursing workers in a psychiatric hospital. Acta Paulista de Enfermagem. 2019;32(1):1-10. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201900002
ZELADITA-HUAMAN, Jhon Alex et al. Preocupação e medo como preditores de fatalismo por COVID-19 no cotidiano de trabalho dos enfermeiros. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 30, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.