Estudo da logística de uma clínica de hemodiálise
DOI:
https://doi.org/10.5935/2447-8539.20190007Palavras-chave:
Diálise renal, Logística, Gestão em saúdeResumo
Objetiva levantar dados sobre o funcionamento organização logística de uma clínica de hemodiálise na cidade de Araguari-MG. A coleta de dados ocorreu por meio de observação não participante e entrevistas semiestruturadas realizadas com o gestor e com funcionários da instituição. Trata-se de um setor de alto custo com baixa remuneração, a gestão dos estoques conta com um sistema informatizado e a ponderação do gestor e do sócio majoritário. A clínica atende 115 pacientes por mês, quase a totalidade custeada pelos SUS, que cobre a média de treze sessões por mês para cada paciente, que leva em conta apenas o percentual de manutenção da máquina, banho de diálise e agulha/cateter a usar no procedimento, sendo, do valor total arrecadado mensalmente, 50% voltado para compra de equipamentos, alimentos e pagamento das despesas locais, 30% para pagamento salarial dos funcionários; e 20% de lucro. Melhorias no processo de logística geram maior segurança, efetividade, centralidade no paciente, pontualidade, eficiência e equidade na prestação dos serviços de saúde. Como foi visto na clínica, as características da logística neste serviço trazem grandes desafios, todavia visa o bem-estar do paciente.
Downloads
Referências
CARETA, C.B.; BARBOSA, D.H.; MUSETTI, M.A. Logística hospitalar: proposta e modelagem de atividades do processo de atendimento ambulatorial. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Belo Horizonte, MG, Brasil, v. 31, 2011. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_TN_STO_135_857_18234.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2018.
FERNANDES, L.A. Análise dos fluxos e stocks num serviço de hemodiálise. 2015. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/79974/2/36229.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2018.
ROCHA DE MEDEIROS, S.E.; et al. Logística hospitalar: um estudo sobre as atividades do setor de almoxarifado em hospital púbico. Rev. de Adm. da Universidade Federal de Santa Maria, v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/1278>. Acesso em: 23 mar. 2018.
MEDEIROS, S. E. R. DE et al. Logística hospitalar: um estudo sobre as atividades do setor de almoxarifado em hospital púbico [Hospital Logistics: A Study on the Sector Warehouse Activities in Public Hospital]. Revista de Administração da UFSM, v. 2, n. 1, p. 59–79, 2009.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.