Manifestação Cutânea da COVID-19 na Pediatria.
DOI:
https://doi.org/10.47224/rm.v5i10.147Palavras-chave:
COVID-19, Infecções por Coronavírus, Manifestações cutâneasResumo
Criança do sexo masculino, 2 anos e 6 meses, buscou, através de sua genitora, auxílio médico por meio da Telemedicina (19/05/2020) com febre e inapetência com início há 24 horas, sendo prescrito medicamentos sintomáticos, orientado a realização de isolamento social em domicílio e sobre como proceder na ocorrência de sinais de alerta. Após 48 horas (21/05/2020), houve o primeiro retorno no período matutino, durante o qual foi relatado a manutenção das queixas, devido a isso foram solicitados: Hemograma Completo, Sumário de Urina e Urocultura e o tratamento sintomático foi mantido. O segundo retorno, no período noturno deste mesmo dia, em virtude do surgimento de choro frequente, irritabilidade e exantema micropapular, pruriginoso, localizado principalmente em tronco e face com posterior disseminação para os membros em 24 horas foram solicitados sorologia para Dengue e o Teste Rápido para Covid-19 IgM e IgG, pois as hipóteses diagnósticas consistiam em Dengue, Covid-19, Rubéola e Exantema Súbito, porém essas duas últimas foram descartadas. No último retorno (25/05/2020), foram analisados os resultados dos exames, com alteração apenas do Teste Rápido para Covid-19 IgM e IgG: IgM reagente; já a Urocultura não pode ser avaliada pois a genitora não buscou o resultado da mesma. Ainda neste retorno foi relatado a resolução do quadro clínico. Assim, foi evidenciado uma manifestação possível da Covid-19 no âmbito pediátrico e adotada conduta expectante com medicamentos sintomáticos com êxito terapêutico, para tanto foi utilizado o serviço de Telemedicina estabelecido pelas normas vigentes deste país e foram considerados os determinantes sociais envolvidos.
Downloads
Referências
GENOVESE, Giovanni; COLONNA, Cristiana; MARZANO, Angelo V. Varicella‐like exanthem associated with COVID‐19 in an 8‐year‐old girl: A diagnostic clue? Pediatric Dermatology, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/pde.14201. Acesso em: 18 jun. 2020.
HENRY, D. et al. Erupção urticariforme na infecção por COVID ‐ 19. Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jdv.16472. Acesso em: 18 jun. 2020.
MAZZOTTA, F.; TROCCOLI, T. Acro-isquemia aguda na criança na época do COVID-19. European Journal of Pediatric Dermatology , v. 30, n. 2, p. 71-74, 2020. Disponível em: https://www.ejpd.com/journal/index.php/EJPD/article/view/2102. Acesso em: 18 jun. 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria MS nº 467, de 20 de março de 2020. Dispõe, em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de Telemedicina, com o objetivo de regulamentar e operacionalizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional previstas no art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, decorrente da epidemia de COVID-19. Diário Oficial da União, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-467-de-20-de-marco-de-2020-249312996. Acesso em: 18 jun. 2020.
VISENTAINER, Lorena; VISENTAINER, Jeane Eliete Laguila. Manifestações cutâneas na covid-19. Disponível em: http://www.cpr.uem.br/images/grupo/-10-manifestacoes-cutaneas- na-covid.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.