Atitude empreendedora nas empresas
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.106Palavras-chave:
Empreendedorismo, Atitude Empreendedora, IntraempreendedorismoResumo
Empreender é o sonho de muitas pessoas e observa-se que grande parte das vezes, o que lhes falta é atitude, esse artigo tem como objetivo orientar sobre a importância da atitude empreendedora fora e dentro das empresas, pontuando como a falta dela pode acarretar em perdas de oportunidades e frustrações. Com base em estudos gerados por Chiavenato, Menezes e Dornelas conclui-se que para reduzir os obstáculos e riscos no empreendimento é necessário o incentivo e conhecimento. Ao decorrer desse artigo abordamos o tema por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. A aplicação à realidade não se fez possível em virtude da pandemia da COVID-19. Conclui-se que através de cursos oferecidos por instituições como o SEBRAE é possível absorver informações e conhecimentos necessários para iniciar um empreendimento.
Downloads
Referências
Brasil deve atingir marca histórica de empreendedorismo em 2020. Agência Sebrae, 2020. Disponível em: <http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/brasil-deve-atingir-marca-historica-de-empreendedorismo-em-2020,d9c76d10f3e92710VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 11 jun. de 2020.
6 passos para estimular a auto liderança. Portal Catho, 2018. Disponível em: <https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/dicas-emprego/6-passos-para-estimular-a-autolideranca/>. Acesso em: 13 jun. 2020.
DORNELAS, José. Introdução ao empreendedorismo - Desenvolvendo habilidades para fazer acontecer. São Paulo: Empreende, 2018.
Taxa de informalidade aumenta e é a maior desde 2016. Estadão Conteúdo, 2019. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/economia/taxa-de-informalidade-aumenta-e-e-a-maior-desde-2016/>. Acesso em: 28 apr. 2020.
FESTINALLI, Rosane Calgaro. Estratégias empresariais em empresas do contexto empreendedor: o caso da indústria laticínio vila nova. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS- Francisco Sávio de Oliveira Barros, João Luis Alexandre Fiúsa & Ana Silvia Rocha Ipiranga REAd – Edição 47 Vol. 11 No. 5, set-out 2005 27 GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – 3Es, I, 2003, Curitiba-PR. Anais...Curitiba: ANPAD, 2003, 1 CD ROM.
Formalização: o caminho para o crescimento do Microempreendedor Individual. Agência Sebrae, 2019. Disponível em: <https://www.yumpu.com/pt/document/read/22833607/formalizacao-o-caminho-para-o-crescimento-do-microempreendedor-individual>. Acesso em: 28 apr. 2020.
GARTNER; W. B. What are we talking when we talk about entrepren- eurship? Journal of Business Venturing, v. 5, n. 1, p. 15-28, Jan. 1990.
GRANATO, Luísa. A maioria dos brasileiros perde oportunidades de emprego por esta razão. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/a-maioria-dos-brasileiros-perde-oportunidades-de-emprego-por-esta-razao/>. Acesso em: 29 apr. 2020.
LONGENECKER, J. G.; MOORE, C. W.; PETTY, W. J. Administração de pequenas empresas. São Paulo: Makron Books, 1998.
ROSA, José Antônio. Carreira: planejamento e gestão. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
SALIM, Cesar Simões; SILVA, Nelson Caldas. Introdução ao empreendedorismo: Despertando a atitude empreendedora. Editora Campus, 2010.
WRIGHT, James Terence Coulter; SILVA, Antonio Thiago Benedete; SPERS, Renata Giovinazzo. O mercado de trabalho no futuro: uma discussão sobre profissões inovadoras, empreendedorismo e tendências para 2020. RAI-Revista de Administração e Inovação, v. 7, n. 3, p. 174-197, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.