COMUNICAÇÃO, ROTINA E DIAGNÓSTICO EM ADOLESCENTES: IMPLICAÇÕES AMBULATORIAIS
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v7i13.103Palavras-chave:
tratamento médico; adesão; adolescentes; comportamento; doença; relaçãoResumo
Alguns aspectos pessoais e sociais destacam e indicam a adesão ao tratamento médico em adolescentes. Entre elas, percebe-se as características que envolvem a faixa etária, os comportamentos pessoais e sociais que se relacionam com a doença, as características pessoais dos pacientes, a forma e o regime com que o tratamento se dá, os problemas psicossociais intrínsecos e a relação médico-paciente.
Downloads
Referências
• MACHADO, Constança; BRANCO, Vânia; SOUSA, Ana. Adolescência–da Vinculação à Individuação. International Journal of Developmental and Educational Psychology, v. 1, n. 1, p. 211-216, 2008.
• REPPOLD, Caroline T. et al. Prevenção de problemas de comportamento e desenvolvimento de competências psicossociais em crianças e adolescentes: uma análise das práticas educativas e dos estilos parentais. Situações de risco e vulnerabilidade na infância e na adolescência: aspectos teóricos e estratégias de intervenção, p. 7-51, 2002.
• VITALLE, M. S. S. et al. O Setor de Medicina do Adolescente (Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente-CAAA) da Universidade Federal de Sao Paulo: uma experiência multiprofissional e interdisciplinar-o compromisso com a adolescência. Adolesc Saude, v. 7, n. 4, p. 13-20, 2010.
BIBLIOGRAFIA
AVANCI, Joviana Q. et al. Fatores associados aos problemas de saúde mental em adolescentes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 3, p. 287-294, 2007.
BARBOSA, Vera Lúcia Perino et al. Atuação ambulatorial do profissional de educação física no atendimento a crianças e adolescentes obesos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 5, n. 1, p. 31-34, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.