A representatividade indígena nas escolas

despertando um novo olhar

Autores

  • Danilo Faria de Moura Centro Universitário IMEPAC Araguari
  • Maria Luiza de Borba Alves
  • Ednamar Martins de Freitas
  • Flávia Cristina Naves dos Santos Melo
  • Jéssica de Oliveira Gonçalves
  • Jéssica Pinheiro de Souza
  • Maria Carolina do Nascimento
  • Maria Helena Belo de Araujo
  • Tauani Ribeiro de Brito
  • Tayná Rodrigues da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.156

Palavras-chave:

Cultura Indígena, Formação continuada de professores, Representatividade Indígena

Resumo

O atual cenário brasileiro exige uma ação contra o preconceito institucional permeado na sociedade durante séculos de uma cultura eurocêntrica com um ensino enviesado sobre a cultura indígena desvalorizando-a, assim o trabalho visa rediscutir a Lei 11.645/08 e a sua abordagem nas escolas. A reflexão se dá a partir da metodologia de problematização do Arco de Maguerez para conscientizar sobre a necessidade da revisão do ensino. Como possíveis soluções, indica-se a realização de oficinas pedagógicas em cursos de formação continuada sobre a temática indígena para ressaltar a importância de trabalhar seus conteúdos no cotidiano das escolas e, assim, transformar a visão cultural sobre os indígenas de uma cultura de desdenho para uma mentalidade de valorização.

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Referências

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

MOURA, D. F. de; DE BORBA ALVES , M. L. .; MARTINS DE FREITAS, E. .; NAVES DOS SANTOS MELO, F. C. .; DE OLIVEIRA GONÇALVES, J. .; PINHEIRO DE SOUZA, J.; DO NASCIMENTO, M. C. .; BELO DE ARAUJO, M. H.; RIBEIRO DE BRITO, T.; RODRIGUES DA CUNHA, T. . A representatividade indígena nas escolas: despertando um novo olhar. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 77–87, 2021. DOI: 10.47224/revistamaster.v6i11.156. Disponível em: https://revistamaster.emnuvens.com.br/RM/article/view/156. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Extensão Universitária - Projetos Integradores

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