Burnout em estudantes de medicina em Itumbiara
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i15.348Palabras clave:
Qualidade de vida, Desempenho Acadêmico, Estudantes de Medicina, BurnoutResumen
Introdução: A Síndrome de Burnout (SB) caracteriza-se por três aspectos: exaustão emocional, despersonalização e reduzida realização profissional. Objetivo: descrever o perfil do estudante de Medicina e sua associação com a Síndrome de Burnout. Metodologia: Trata-se de um estudo original, observacional e descritivo de corte transversal de prevalência, quantitativo. Realizado em uma faculdade privada de Medicina em um município de Goiás, com alunos do 1º ao 8º período, durante o ano de 2022. Foram aplicados dois questionários por meio da plataforma eletrônica Google Forms, sendo um questionário sociodemográfico e o questionário Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS), versão específica para estudantes. Resultados e Discussão: Dos 106 alunos entrevistados, sendo a maioria mulheres (72,60%), com idade entre 18 a 24 anos (47,26%), solteiros (68,90%), sem filhos (75,5%), com pelo menos uma graduação (51,91%). Um total de 75,45% praticavam alguma atividade nos momentos de lazer e 34,55% considera seu sono regular. Em relação ao MBI-SS, as análises demonstraram não existir diferença significativa entre homens e mulheres com relação as subescalas exaustão emocional, descrença e eficácia profissional, assim como nas comparações entre os períodos iniciais e finais. Aqueles que tem filhos ou que são casados apresentaram escore mais alto em exaustão. Conclusão: Este estudo apresenta limitações, pois diz respeito a um pequeno grupo, não sendo passível de generalização. Diante da relevância do assunto, sugere-se a realização de novos estudos mais profundos
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