A aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 na educação das relações étnico-raciais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.158

Palabras clave:

Lei 10.639/03, Lei 11.645/08, Família, Escola e Comunidade

Resumen

O presente trabalho buscou alinhar e engajar todos os envolvidos no processo educativo para uma verdadeira concretização das leis 10.639/03 e 11.645/08, na perspectiva de cumprimento do que essas asseguram, além de explorar a realidade das práticas escolares conhecendo um pouco mais da interação: família, escola e a comunidade e atuação desses diante das leis em questão. As observações foram realizadas por meio de formulários online, com professores de áreas, considerou-se assim, as práticas exercidas nas inúmeras áreas da educação. Como resultado alcançado, deseja-se uma maior visibilidade para as leis mencionadas, um melhor engajamento da família e uma comunidade inteirada ao assunto, que muitas vezes é desamparada e ainda na pior das hipóteses emudecido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Belo Horizonte. Proposições Curriculares para Educação Infantil: Desafios da Formação. Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo (Org)- Belo Horizonte: SMED, 2016. 190p.
CANEN, Ana; XAVIER, GP de M. Gestão do currículo para a diversidade cultural: discursos circulantes em um curso de formação continuada de professores e gestores. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 2, p. 306-325, 2012.
COELHO, Marciele Nazaré; CONSTANTINO, Francisca de Lima; MOREIRA, Raquel. Diálogo, igualdade e diversidade: uma tríade para o respeito às diferenças na escola. XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe). Campinas: Unicamp, 2012.
DE FÁTIMA BORGES, Elisabeth Maria. Inclusão da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos da educação básica e superior: momento histórico ímpar.
DE MAIA, Luísa Carla Fontoura; DA SILVA SÁ, Janaína. Estratégias pedagógicas para a abordagem da temática racial.
FORTUNATO, Ivan. Olhos azuis, ou as leis 10.639/03 e 11.645/08 na prática. Revista Espaço Acadêmico, v. 13, n. 152, p. 49-55, 2014.
JESUS, Lori Hack De. A História e a Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena nas Escolas: A Implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 2, n. 2, 2015.
MEC. Conselho Nacional De Educação Conselho Pleno Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2020.
MONTANDON, C. Les relations des parents avec l’école. Lien social et politiques. RIAC, n. 35, p. 63-73, 1996.
PEREIRA, Júnia Sales. Diálogos sobre o Exercício da Docência–recepção das leis 10.639/03 e 11.645/08. Educação & Realidade, v. 36, n. 1, 2011.
RICARDO, Fany et al. Povos indígenas no Brasil (2001/2005). São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006.
ROCHA, Aristeu Castilhos da; SANTOS, Julio Ricardo Quevedo dos; HILLIG, Silvana Grunewaldt. Os percalços de uma Educação Inclusiva: O ensino de História e Cultura Afro brasileira e Sul Riograndense. In: SANTOS, Julio Ricardo Quevedo dos; ROCHA, Aristeu Castilhos da. Africanidades: reflexões afro sul brasileiras. Porto Alegre: Martins Livreiro – Editor, 2016.
SILVA, Edson. Povos Indígenas: História, Culturas E O Ensino A Partir Da Lei 11.645. Publicado in www.revistahistorien.com revista Historien UPE/Petrolina, v. 7, p. 39-49, 2012.
XAVIER, J. T. P.; XAVIER, P. A. M. A invenção e a reinvenção do estereótipo dos afrodescendentes: o papel da ciência, dos cientistas e dos meios de comunicação na formação e articulação do discurso da intolerância. In: KUNSCH, M. M. K.; FISCHMANN, R. (Org.) Mídia e tolerância: a ciência construindo caminhos de liberdade. São Paulo: Editora da USP, 2002.

Publicado

2021-08-30

Cómo citar

MOURA, D. F. de; ALVES , M. L. de B. .; FERREIRA, B. C.; BORGES, F. L. L. .; CÂNDIDO, J. M.; AMORIM, O. C.; PEREIRA, T. R. A aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 na educação das relações étnico-raciais. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 99–109, 2021. DOI: 10.47224/revistamaster.v6i11.158. Disponível em: https://revistamaster.emnuvens.com.br/RM/article/view/158. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Extensão Universitária - Projetos Integradores

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>