A abordagem acerca da cultura indígena no ensino fundamental no município de Araguari/MG

Autores/as

  • Danilo Faria de Moura Centro Universitário IMEPAC Araguari
  • Maria Luiza de Borba Alves
  • Ana Clara Aparecida de Ávila
  • Francisca Eulânia de Caldas Silva Rodrigues
  • Geovana da Cunha Machado
  • Isabella Beatriz de Melo Santos
  • Priscila Renata Vieira
  • Rafaela Borges Calixto
  • Rebeca Rayssa Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.157

Palabras clave:

Educação étnico-racial, Cultura indígena, Valorização étnica-racial

Resumen

O artigo a ser apresentado traz alguns apontamentos a respeito da temática indígena nas escolas. A escolha do tema se deu em função da aplicação da lei de 11.649/08, que inclui no currículo a obrigatoriedade do ensino da história e cultura dos povos indígenas, tendo em vista que esta tem sido cumprida muito timidamente pelas escolas. Objetiva-se possibilitar uma abordagem crítica sobre o processo de construção do conhecimento histórico e dos limites de sua compreensão. Elaborou-se um questionário informativo, destinado a vários professores da rede pública e privada para observação dos aspectos presentes nas rotinas escolares, visto que, em virtude da pandemia da Covid-19, não se fez possível a observação in loco. Compreende-se que o ensino deve ser compreendido como um processo de instrumentalização dos sujeitos, que os convida a desenvolver o raciocínio histórico e um enredo repetitivo constituído.

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Citas

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

MOURA, D. F. de; ALVES , M. L. de B. .; ÁVILA, A. C. A. de; RODRIGUES, F. E. de C. S. .; MACHADO, G. da C. .; SANTOS, I. B. de M. .; VIEIRA, P. R. .; CALIXTO, R. B. .; FERREIRA, R. R. . A abordagem acerca da cultura indígena no ensino fundamental no município de Araguari/MG. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 88–98, 2021. DOI: 10.47224/revistamaster.v6i11.157. Disponível em: https://revistamaster.emnuvens.com.br/RM/article/view/157. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Extensão Universitária - Projetos Integradores

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