A abordagem acerca da cultura indígena no ensino fundamental no município de Araguari/MG
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.157Palabras clave:
Educação étnico-racial, Cultura indígena, Valorização étnica-racialResumen
O artigo a ser apresentado traz alguns apontamentos a respeito da temática indígena nas escolas. A escolha do tema se deu em função da aplicação da lei de 11.649/08, que inclui no currículo a obrigatoriedade do ensino da história e cultura dos povos indígenas, tendo em vista que esta tem sido cumprida muito timidamente pelas escolas. Objetiva-se possibilitar uma abordagem crítica sobre o processo de construção do conhecimento histórico e dos limites de sua compreensão. Elaborou-se um questionário informativo, destinado a vários professores da rede pública e privada para observação dos aspectos presentes nas rotinas escolares, visto que, em virtude da pandemia da Covid-19, não se fez possível a observação in loco. Compreende-se que o ensino deve ser compreendido como um processo de instrumentalização dos sujeitos, que os convida a desenvolver o raciocínio histórico e um enredo repetitivo constituído.
Descargas
Citas
BELUCCI, Luciana Puccini et al. Interação da família com a escola: desafios atuais. 2009.
BERTANGA, CAMILA. A lei 11645/2008 e a abordagem da temática indígena na escola-Estudo de caso: a ação das Equipes Multidisciplinares em escolas do NRE de Maringá. XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis, 2015.
BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em revista, v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014.
BRANDÃO. Carlos Rodrigues. A Educação como cultura. Campinas: SP: Mercado das Letras, 2002. Gestão escolar, Ribeirão Preto, p. 1, 10 jun. 2020. Disponível em: <https://escoladainteligencia.com.br/como-abordar-a-diversidade-cultural-indigena-na-sala-de-aula>. Acesso em: 14 jun. 2020.
BURATTO, Lucia Gouvêa. A educação escolar indígena na legislação e os indígenas com necessidades educacionais especiais. Universidade Estadual de Londrina, 2007.
CANDAU, Vera Maria. (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, p. 12-43, 2010. Currículo sem fronteiras, v.12, n.1, p.53-69, 2012.
CUNHA, Manuela Carneiro da. (Org.). História dos índios no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
DA SILVA, Rosa Helena Dias. Inclusão e políticas afirmativas em educação para um Brasil pluricultural: Reflexões sobre povos indígenas e ensino superior. Educação, v. 30, n. 61, p. 93-107, 2007.
DE ARAÚJO FIRMAN, Josiane Aparecida; SANTANA, Sylvia Caroline Russi; RAMOS, Marcos Lupércio. A importância da família junto à escola no aprendizado formal das crianças. In: Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207. 2015. p. 123-133.
DE SOUSA SANTOS, Boaventura; CHAUÍ, Marilena. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. Campinas: Cortez Editora, 2016.
FAUSTINO, Rosângela. Política educacional nos anos de 1990: o multiculturalismo e a interculturalidade na educação escolar indígena. 2006. Doutorado em Educação -Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
FIUZA, Vivian Cristina Balan. Campus Engenheiro Coelho-SP. Programa De Mestrado Profissional Em Educação. 2018.
FONSECA, Selma Guimarães. A constituição de saberes pedagógicos na formação inicial do professor para o Ensino de História na Educação Básica. In, MONTEIRO, Ana Maira, et. al. (Orgs.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro, FAPERJ, 2007, p. 149-156.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GOBBI, Izabel. DESAFIOS DO ENSINO SOBRE INDIGENAS NAS ESCOLAS: uma reflexão a partir dos livros didáticos de história. Cadernos do LEME, v. 2, n. 2, 2011.
GOULART, C. M. A. Letramento e polifonia: um estudo de aspectos discursivos do processo de alfabetização. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 18, p.5-21, set./dez. 2013.
LAGAR, Fabiana Margarita Gomes. Concepções de formação docente. IV EDIPE–Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino–2011. Disponível em: Acesso em, v. 27, 2015.
MADEIRA, Mônica Saad; COELHO, Simony Ricci. Livros didáticos de língua portuguesa: uma área de investigação da linguística aplicada. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, p. 101, 2013.
MUNDURUKU, Daniel. O Karaíba: uma história do pré-Brasil. Barueri, SP: Manole, 2010.
PAIVA, Eliane Bezerra. A construção da identidade indígena em fontes de informação. 2017.
PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SANTANA, A.O.de História e Conceitos Básicos sobre o Racismo e seus derivados. In: MUNANGA, K.et al. (Org). Superando o racismo na escola. 2.ed. Brasília; Ministério da educação, Secretaria de Educação Continuada. Alfabetização e Diversidades, 2005.
SANTO GUERREIRO, Carla Alexandra do Espírito; DE SOUSA, Maria José Ribeiro. As atividades lúdicas e sua importância no processo de ensino-aprendizagem. As pedagogias na sociedade contemporânea, p. 220, 2017.
SILVA, Rosa Helena Dias da; BONIN, Iara. O plural da filosofia da educação: dialogando com outras racionalidades. Temas em filosofia da educação. Manaus: Valer Editora, 2006.
SOARES, Wander. O livro didático e a educação. Portal Abrelivros. Disponível em: <http://www.abrelivros.org.br/home/index.php/14-institucional/palavra-da-diretoria/136-o-livro-didatico-e-a-educacao>. Acesso em 02 jun. 2020.
TASSINARI, Antonella M. Sociedades indígenas: introdução ao tema da diversidade cultural, In :LOPES DA SILVA e GRUPIONI (Orgs). A temática indígena na escola novos subsídios para professores de 1°e 2° graus. 2 ed. São Paulo: MEC: UNESCO, 1998.
WUNDER, A.; NOVAES, M.; MARQUES, D. Nas dobras do (im)possível: ensaios literários e imagéticos. Campinas: Leitura Crítica, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.