Gestão empreendedora em uma empresa familiar de pequeno porte de uma cidade do interior de Minas Gerais.
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.110Palabras clave:
Empreendedorismo, Administrador Empreendedor, Administração de empresasResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo acerca da gestão empreendedora em uma empresa familiar de uma cidade do interior de Minas Gerais. A abordagem é fruto da reflexão inicial consequente de uma pesquisa no curso de Administração que visa estudar e analisar a gestão de liderança e o processo de sucessão nessas empresas. As empresas familiares contribuem para o desenvolvimento da região e das comunidades, ocupando uma posição de destaque no âmbito dos negócios. A combinação de talento, conhecimentos, atitudes, persistência para não apenas sobreviver, mas também para crescer, desenvolver-se e conquistar o mercado, são características que conduzem ao sucesso e estão relacionadas a atributos e comportamentos dos empreendedores. Utilizando de uma metodologia do Arco de Maguerez, observou-se que as principais dificuldades na gestão empresarial desse tipo de organização, referem-se à realização da transferência de poder de uma geração para outra, aos obstáculos para o processo de profissionalização e aos conflitos entre os familiares. A partir das problemáticas levantadas desenvolveu-se hipóteses de solução e uma possível aplicação à realidade, que não foi possível realizar, de fato, em virtude da pandemia da Covid-19.
Descargas
Citas
BRASIL. Decreto-lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943. Aprova a consolidação das leis do trabalho. Lex: coletânea de legislação: Edição Federal, São Paulo, v. 7, 1943.
CASTROIGLESI, José Luiz; POPADIUK, Silvio. Desenvolvimento de competências para a organização mediante alianças estratégicas. Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review), v. 4, n. 1, 2003. CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2004.
DAVEL, Eduardo; COLBARI, Antonia. Organizações familiares: por uma introdução a sua tradição, contemporaneidade e multidisciplinaridade. Revista Organizações e Sociedade. v. 7, n. 18, p. 45-64, maio/ago. 2000.
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 14. ed. São Paulo: Cultura, 2006.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
GERSICK et al. De geração para geração: ciclos de vida das empresas familiares. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
GUILHON, P. de T.; ROCHA, R. A. da. Intrapreneur: multiplicador de novos negócios. Revista Alcance, ano VI, n. 1, p. 45-51, 2000.
HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
MAXIMIANO, A. C. A. Empreendedorismo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.