Communication of bad news - spikes protocol: A bibliographic review
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i15.414Keywords:
Medical Education, Doctor-Patient Relationship, Health Communication, Revelation of TruthAbstract
Introduction: The doctor-patient relationship has evolved and, regarding the communication of bad news, this advance was manifested through the SPIKES protocol, which values the revelation of the truth in the transmission of psychologically painful information to the patient and family in a humanized way, seeking to strengthen the bond and mitigate the impacts on the transmission of this information. Objective: to evaluate the use of the SPIKES protocol in the communication of bad news. Methodology: A literature review was carried out based on data present in advanced research platforms and 11 articles were selected, as well as the Código de Ética Médica and documents from the Ministério da Saúde for the theoretical basis of the discussion. Discussion: There was a lack of teaching this method in universities and in continuing education courses, in order to expose unqualified professionals and their patients, since not using the protocol can impact the doctor-patient relationship, as well as enhance the feeling of failure in communication, increasing the chances of developing Burnout Syndrome. Studies point to the relevance of this protocol in medical practice, its benefits and its applicability within the person-centered clinical method. Final Considerations: communicating bad news is frequent for health professionals, making it necessary to apply a simple, practical and didactic technique, such as SPIKES, which provides autonomy to adapt this resource to their personality and reality of each patient, in compliance with the precepts basics of person-centered med.
Downloads
References
ALMEIDA, Daniel Ribeiro; ARAÚJO, Matheus Caixeta. Avaliação da aplicabilidade do protocolo Spikes na comunicação de más notícias pelo profissional de enfermagem. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Curso de Enfermagem. Goiânia, 2020.
BAILE, Walter F. et al. SPIKES – A Six-step Protocol for Delivering Bad News: Application to the Patient with Cancer. The Oncologist, v. 2, i. 2, p. 302- 311, 2000.
BOMFIM, Larissa G.P.; ANNICCHINO, Bruna M.; INADA, Lays H.; VIANNA, Nicolas M.; MEDAWAR, Mariana. Comunicação de más notícias para o paciente oncológico durante a pandemia do Covid-19. Revista Higei@. Unimes. Vol.2 – Número 5.
CALSAVARA, Vanessa Jaqueline; COMIN, Fabio Scorsolini; CORSI, Carlos Alexandre Curylofo. A comunicação de más notícias em saúde: aproximações com a abordagem centrada na pessoa. Revista da Abordagem
Gestáltica: Phenomenological Studies, ISSN-e 1809-6867, Vol. 25, Nº. 1, 2019, págs. 92-102..
CAMARGO, Nicole Cavalari, et al. Ensino de comunicação de más notícias: revisão sistemática. Revista
Bioética. Vol.27, n.2. Brasília Abril./Junho 2019.
CAMPOS, C. F. C; FÍGARO, R. A Relação Médico Paciente vista sob o Olhar da Comunicação e Trabalho.Rev
Bras Med Fam Comunidade. 16(43):2352, 2021.
CASTELHANO, L. M.; WAHBA, L. L. As emoções do médico e as implicações para a prática clínica. Psicologia USP, 2020, volume 31, e180030.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Código de Ética Médica: Resolução CFM nº 2.217, de 27 de setembro de 2018, Brasília - DF.
CRUVINEL, A. F.; THOMAS, F. B.; KLAUS, G. B.; SILVA, T. G. Percepção dos pacientes oncológicos sobre a comunicação verbal e não verbal no recebimento de más notícias. Rev Med (São Paulo). 2021 nov.-dez.;100(6):561-9
CRUZ, C.; RIERA, R.; Comunicando más notícias: o protocolo SPIKES. Revista Diagnóstico e Tratamento. 2016, Vol. 21, ed. 3. p. 106.
GOMIDES, M. M.; MUSTAFÁ, A. M. M.; MANRIQUE, E. J. C. Conhecimento dos acadêmicos de medicina do quarto ao sexto ano sobre a comunicação de más notícias. J Business Techn. 2019;9(1): 79-92.
MENDES, I. A.; LIMA, F. F. S. Comunicação de notícias difíceis em oncologia na vivência de enfermeiros: aspectos fundamentais para a formação e manutenção de um trabalho eficaz e saudável. Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Gestão Assistencial. Coordenação de Educação. Rio de Janeiro: INCA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Comunicação de notícias difíceis: Compartilhando desafios na Atenção à Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Gestão Assistencial. Coordenação de Educação. Rio de Janeiro: INCA, 2010.
MOURA, Ananda Cristine Amador de et al. Estratégias de Ensino-Aprendizagem para Formação Humanista, Crítica, Reflexiva e Ética na Graduação Médica: Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2020, v. 44, n. 03.
NETO, L. L. S. et al. Habilidade de Comunicação da Má Notícia: o Estudante de Medicina Está Preparado?. Revista Brasileira de Educação Médica, 41 (2) : 260 – 268 ; 2017.
OYAMA, P. R. L.; SILVA, D. A. F.; GOES, A. F. T. Protocolo Spikes: Comunicação de más notícias em cirurgia. Colégio Brasileiro de Cirurgiões Departamento de Cirurgia da Associação Paulista de Medicina. Outubro, 2015.
ROCHA, P. T. B.; DELARMELINA, E. L. C. A importância da atuação do psicólogo hospitalar na comunicação de más notícias: uma revisão integrativa da literatura brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso (Pscicologia) - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal. Cocal-RO, 2019.
SILVEIRA, F. J. F.; BOTELHO, C. C.; VALADÃO, C. C.; Breaking bad news: doctors skills in communicating with patients. São Paulo Medical Journal. 2017; 135(4): 323-31.
SOUZA, C. L.; EINSFELD, E. Protocolo SPIKES: Revelação de Más Notícias. In: Jornada Acadêmica Interdisciplinar Internacional do Curso de Medicina (2 : 2016 : 20 a 22 de setembro: Joaçaba, SC). Anais De Medicina. Editora UNOESC, 2016 p.107-108.
STEWART, Moira et. al. Medicina Centrada na Pessoa – Transformando o Método Clínico. 3º edição. Ed. Artmed. Porto Alegre, 2017.
VARELA, D.1 ; GIONGO, M. A. B. ; RIBEIRO, M. E. B. ; MARIN, N. R. ; BONAMIGO, E. L. Comunicação de más notícias: a formação médica e o uso de protocolos para efetivá-la. . Anais De Medicina. Editora UNOESC, 2021 p.31-32.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.