O caminho para o crescimento saudável: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v9i18.548Palavras-chave:
Pediatria, ESTATURA, DESENVOLVIMENTO INFANTILResumo
Avaliar o crescimento pôndero-estatural é essencial para detectar precocemente doenças que podem afetar a saúde infantil. Este caso apresenta singularidade devido à ausência do histórico genético da paciente pela adoção e às limitações do sistema de saúde público brasileiro para investigação, reforçando a necessidade de vigilância e recursos adequados para o manejo de baixa estatura e baixa velocidade de crescimento em crianças sem histórico genético claro. NHD, 12 anos, acompanhada pela mãe que apresentou queixa de baixa estatura. A paciente encontrava-se saudável, com desenvolvimento neurológico e escolar normais, mas apresentava altura abaixo da curva de normalidade (Z escore entre -2 e -3), com exame físico e exames laboratoriais normais, porém a radiografia de punho e mão e o cariótipo não foram realizados devido às limitações do SUS. A principal hipótese diagnóstica foi baixa estatura associada a baixa velocidade de crescimento, sendo solicitados exames complementares e encaminhamento ao endocrinologista. A paciente apresentou velocidade de crescimento anual de 4,5 cm, abaixo do percentil 3%, justificando o encaminhamento
a um especialista. A identificação precoce e o manejo adequado da baixa estatura são fundamentais especialmente em crianças adotadas sem histórico genético, com principal lição da importância de um diagnóstico abrangente e a necessidade de melhor eficiência do sistema de saúde pública para fornecer o atendimento necessário. A prescrição do hormônio do crescimento (GH) pode ser essencial após confirmação diagnóstica, com acompanhamento cuidadoso até o término do período púbere.
Downloads
Referências
Erick J Richmond Padilla, Alan D Rogol. Diagnóstico da Deficiência de Hormônio de Crescimento.
Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/diagnosis-of-growth-hormone-deficiency-in
children?search=deficiencia%20de%20GH%20&source=search_result&selectedTitle=1%7E140&usag
e_type=default&display_rank=1
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Atenção à Criança com Baixa Estatura. Secretaria de Atenção
à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Baixa estatura: Quando encaminhar ao especialista?.
Departamento Científico de Endocrinologia, 2023.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Crescimento. Departamento Científico de
Endocrinologia, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.