Cultura afro-brasileira nas escolas: do conhecimento ao respeito
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v6i11.160Palavras-chave:
Cultura afro-brasileira, Ensino, Conscientização, AprendizagemResumo
O presente artigo, tem como objetivo discorrer sobre a importância de trabalhar a cultura afro-brasileira e afrodescendente nas escolas públicas e privadas em nosso país, com o propósito de promover uma conscientização crítica acerca da temática abordada, promovendo uma sensibilização patriota em nossos alunos e professores, mostrando que é preciso conhecer a verdadeira história sobre nossas raízes e cultura. Para isso, foi utilizado a aplicação de formulários em que professores de diversos sistemas educacionais eram questionados sobre a aplicação da lei 10.639/03, que prevê a obrigatoriedade da aplicação do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas, e por consequência sua conscientização histórica. Buscou-se alcançar esse pontapé inicial de um diálogo reflexivo crítico sobre a cultura brasileira, suas origens e suas marcas nos dias atuais.
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