A metodologia de simulação realística enquanto tecnologia aplicada à educação nos cursos de saúde

Autores

  • Anicésia Cecília Gotardi Ludovino Centro Universitário IMEPAC
  • Anna Laura Savini Bernardes de Almeida Resende Centro Universitário IMEPAC
  • Arthur Franzão Gonçalves Centro Universitário IMEPAC

Palavras-chave:

Simulação de paciente, Saúde, Profissionais de saúde, Inovações

Resumo

INTRODUÇÃO: A Simulação Realística (SR) é uma possibilidade de ensino cujos focos são habilidades técnicas, gerenciamento de crises, liderança, trabalho em equipe e raciocínio clínico sem prejuízos ao paciente. Assim, tem sido amplamente difundido nos países desenvolvidos associado à Metodologia Ativa (MA), em que os discentes são protagonistas nas simulações, através da construção de raciocínio crítico para resolução dos problemas. OBJETIVO: Objetiva-se relacionar a aplicação das simulações ao aprendizado teórico-prático dos discentes na área saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática sobre a aplicação da SR nos cursos de saúde realizada através de buscas em base de dados eletrônicos e literaturas referentes à temática em questão. RESULTADOS: A aproximação realística do discente ao seu cotidiano profissional fomenta desenvolvimento de olhar crítico e redução da insegurança, ampliando a capacidade de resolução para melhores resultados terapêuticos. DISCUSSÃO: Diante da significativa atuação dos profissionais de saúde na sociedade, é imprescindível o desenvolvimento de ferramentas para garantir bons resultados na graduação. A inserção curricular da SR destaca-se pela melhora na assimilação dos conteúdos, redução de falhas e diminuição da insegurança dos discentes e, ao aproximar o aluno de seu futuro cotidiano, com permissão do erro sem ameaça à vida, nota-se amplo desenvolvimento técnico-cognitivo nas situações propostas. Essa vivência amplia os campos da experiência e habilidade, aprimorando o desempenho profissional. CONCLUSÃO: A SR apresenta-se como recurso didático-metodológico capaz de produzir aprendizado nas diversas formas de cuidar. Deve ser adotada como processo complementar na graduação para melhor capacitação dos discentes e posterior exercício da profissão.

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Referências

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

LUDOVINO, A. C. G.; RESENDE, A. L. S. B. de A.; GONÇALVES, A. F. . A metodologia de simulação realística enquanto tecnologia aplicada à educação nos cursos de saúde. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 1–3, 2020. Disponível em: https://revistamaster.emnuvens.com.br/RM/article/view/118. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial: III COEPS Araguari