AVALIAÇÃO TÉCNICA DA FABRICAÇÃO DE BLOCOS DE SOLO-CIMENTO NA ONG AÇÃO MORADIA – UBERLÂNDIA -MG
DOI:
https://doi.org/10.5935/2447-8539.20180014Keywords:
Solo-cimento; fabricação de tijolos; controle de qualidade.Abstract
Os tijolos de solo-cimento têm grande potencial para utilização em habitações de interesse social. A possibilidade de sua fabricação sem a necessidade de queima e a disponibilidade extensiva de solo favorecem a utilização de mão de obra local, sem experiência, em agrupamentos voluntários ou não, organizando-os em torno de prensas hidráulicas com o objetivo de produzir tijolos para suas próprias casas. Um dos problemas dessa prática é a falta de uniformidade e de qualidade dos tijolos, devido à variação dos solos disponíveis em cada momento, as misturas obtidas e a energia de compactação, dentre outras. A ONG Ação Moradia, na cidade de Uberlândia, progrediu no aspecto organizacional e tem realizado um grande trabalho social em torno de sua fábrica de tijolos de solo-cimento. Comprova-se que a principal dificuldade enfrentada por essa fábrica é a manutenção da uniformidade dos tijolos, que sofrem variações na sua qualidade em função da energia de compactação, mão de obra e também das características dos materiais e da mistura.
Downloads
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10834: Bloco vazado de solo-cimento sem função estrutural - Especificação. Rio de Janeiro, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10836: Bloco vazado de solo-cimento sem função estrutural – Determinação da resistência à compressão e da absorção de água - Métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2013.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10833: Fabricação de tijolo maciço e bloco vazado de solo-cimento com utilização de prensa hidráulica - Procedimento. Rio de Janeiro, 2013.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8491: Tijolo maciço de solo-cimento - Especificação. Rio de Janeiro, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7181: Análise granulométrica - Métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6459: Determinação do limite de liquidez- Métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7180: Determinação do índice de plasticidade - Métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6458: Determinação da massa específica dos grãos de solo - Métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6457: Amostras de solo - Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização - Métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12023: Ensaio de compactação - Métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2012
BLUCHER, E. (1951). Mecânica dos solos para engenheiros rodoviários – volume I. São Paulo, Blucher.
DIAS, J. F. O Solo-cimento para habitação – Universidade Federal de Uberlândia. Notas de aula.
PARENTE, E. B. (2002). Avaliação do comportamento mecânico das misturas de solo-cimento. São Carlos. Dissertação (Mestrado) – EESC USP.
PISANI, M.A.J. Um material de construção de baixo impacto ambiental: o tijolo de solo-cimento. CEFET-SP. 2005.
ROCHA, A. F. (1996). Estudo experimental sobre misturas de solo-cimento para a região de Campo Novo dos Parecis, MT. Dissertação Mestrado. EESC USP, São Carlos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A licença desses direitos autorais abrange o direito exclusivo da Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão para reproduzir, publicar e distribuir o artigo,
nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
b) O (s) autor (es) aprovam que o manuscrito não pode ser retirado ou reenviado para qualquer outro Jornal/Revista enquanto a avaliação pelos pares estiver em andamento. Após aprovado o manuscrito, um autor pode auto-arquivar uma versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.
c) O (s) autor (es) declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição e que a Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão e o corpo editorial da Revista Científica do estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
d) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.