Análise do conhecimento dos Acadêmicos de Medicina do IMEPAC acerca do atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência

Autores

  • Joselle Freitas IMEPAC Araguari
  • Amanda Cordeiro
  • Fernando Soares
  • Gabriela Gonçalves
  • Renato Urzedo

DOI:

https://doi.org/10.47224/revistamaster.v7i14.346

Palavras-chave:

Atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, Alunos de Medicina

Resumo

Estudo epidemiológico observacional descritivo. Objetivo: analisar o grau de conhecimento dos alunos do curso de Medicina do Centro Universitário IMEPAC Araguari a respeito do atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência e entender os principais fatores influenciadores na visão dos alunos. Metodologia: Este trabalho foi empreendido no IMEPAC em Araguari e a coleta de dados se deu através de questionário aplicado aos alunos do primeiro ao décimo segundo períodos do curso de Medicina, devidamente matriculados no segundo semestre de 2021. Os dados obtidos foram analisados, tabulados e organizados por meio dos softwares Excel e Word, no formato de tabela e ou gráficos. Resultados: 97,47% dos acadêmicos compreendem a importância de se conhecer sobre o Atendimento Pré-Hospitalar, e 31,41% dos estudantes já fizeram algum curso sobre o tema oferecido pelo IMEPAC. Entretanto, 69% não se sentem preparados para tal atendimento, sendo que 95,31% têm interesse em realizar um curso de APH. Também, os resultados apontam que à medida que os alunos avançam no curso, o conhecimento específico é maior. Conclusão: os acadêmicos do curso de Medicina do IMEPAC Araguari sabem da importância do conhecimento a respeito do atendimento pré-hospitalar emergencial e à medida que os alunos avançam de períodos ao longo do curso, eles se sentem mais preparados e confiantes em um APH. 

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

FREITAS, J.; ALMEIDA CORDEIRO, A. .; DIAKSON GONTIJO SOARES, F.; BOLÍVAR GONÇALVES, G.; FREITAS URZEDO, R. Análise do conhecimento dos Acadêmicos de Medicina do IMEPAC acerca do atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência. Revista Master - Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 7, n. 14, 2022. DOI: 10.47224/revistamaster.v7i14.346. Disponível em: https://revistamaster.emnuvens.com.br/RM/article/view/346. Acesso em: 21 nov. 2024.