Grau de satisfação dos acadêmicos de medicina com aprendizagem ativa por meio do Escape Room.
DOI:
https://doi.org/10.47224/revistamaster.v8i15.344Palavras-chave:
Estudantes de medicina, Aprendizado ativo, Treinamento com simulação de alta fidelidadeResumo
Os escape rooms são salas de jogos e o objetivo é escapar das mesmas após a conclusão de determinadas atividades em grupo. Esta gamificação tem sido aplicada no ensino da área da saúde, visando aprendizagem ativa, com foco em tomada de decisões, melhora da habilidade de comunicação, trabalho em equipe e assimilação de conhecimento técnico. Este trabalho objetivou analisar o grau de satisfação dos estudantes de medicina em relação ao escape room no ambiente de simulação. O estudo em questão tem natureza de ciências básicas e realiza uma abordagem quali-quantitativa com aplicação prática em campo e tabulação de dados por meio de questionário. Utilizou o Net Promoter Score (NPS) para avaliação do grau de satisfação. Apenas 2 dos 11 alunos tinham conhecimento prévio acerca do escape room e sua utilização como estratégia de ensino. Os participantes concordaram de forma unânime que o método pode intensificar e impactar no aprendizado. Foi observado que a utilização do escape room aumentou a percepção dos estudantes quanto a importância do trabalho em equipe, desenvolvimento da comunicação, pensamento crítico-reflexivo, absorção de conteúdo e tomada de decisões. Quanto ao grau de satisfação com a atividade e o quanto o estudante gostaria que essa estratégia fosse aplicada na sua Instituição, o NPS calculado de todos foi de 100, ou seja, nota máxima. Conclui-se que os estudantes demonstraram alto grau de satisfação e concordância quanto à adoção desta metodologia no currículo com a utilização do Escape Room.
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